Home Automobilismo FIA mantem pilotos russos em competições, mas eles correrão com bandeira neutra

FIA mantem pilotos russos em competições, mas eles correrão com bandeira neutra

FIA toma postura diferente de COI e FIFA

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

A FIA em reunião extraordinária do seu conselho na última terça, 1º de março, decidiu manter pilotos russos e bielorrussos em suas competições frente ao conflito entre Rússia e Ucrânia. As informações são do Grande Prêmio.

PUBLICIDADE

Só que os corredores de ambos países terão que correr sobre a bandeira da Federação Internacional. Cores e hinos oficiais, também estão proibidos por tempo indeterminado.

Além disso, a organização máxima do automobilismo, ratificou o cancelamento do GP de Sóchi do calendário da Fórmula 1. A etapa estava prevista para setembro.

PUBLICIDADE

A decisão de certa maneira branda favorece a Nikita Mazepin da Haas, equipe da F1 que já não conta com a propaganda da Uralkali, empresa de fertilizantes russa e nem com as cores da bandeira do país em seus carros. Outro beneficiado pela decisão é Daniil Kvyat, piloto reserva da Alpine.

Assim, a FIA   toma postura diferente de COI e FIFA que excluíram a Rússia de suas competições oficiais.

  Confira o comunicado completo da FIA:

O Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, presidiu hoje uma reunião extraordinária do Conselho Mundial do Desporto Automóvel (WMSC) para tratar de assuntos relacionados com a situação em curso na Ucrânia.

No seu discurso de abertura da reunião, o Presidente da FIA afirmou: “Como sabem, a FIA está acompanhando com tristeza e choque os acontecimentos na Ucrânia, e eu espero uma resolução rápida e pacífica para a situação atual. Condenamos a invasão russa à Ucrânia e nossos pensamentos estão com todos aqueles que sofrem como resultado dos desdobramentos na Ucrânia. Gostaria de salientar que a FIA, juntamente com nossos promotores, agiu proativamente sobre este tema na semana passada e se comunicou em conformidade na Fórmula 1, Fórmula 2, WTCR e na Copa Internacional de Drifting. Uma versão atualizada dos diferentes calendários internacionais será apresentada para aprovação na reunião da WMSC no Bahrein”.

PUBLICIDADE

De acordo com as recomendações do Comitê Olímpico Internacional, os membros do Conselho aprovaram as seguintes decisões a serem implementadas com efeito imediato:

Competições organizadas no território da Rússia e Belarus
_ Nenhuma competição internacional/regional a será realizada na Rússia e Belarus, até segunda ordem.
_ Nenhuma bandeira/símbolo ou hino de Rússia/Belarus será usado em competições internacionais/zona, até segunda ordem.

Pilotos, competidores e oficiais
_ Nenhuma equipe nacional russa/bielorrussa poderá participar de competições internacionais/regionais (por exemplo, o FIA Motorsport Games), até segunda ordem.
_ Pilotos russos/bielorrussos, competidores individuais e oficiais poderão participar de competições. internacionais/regionais somente em sua capacidade neutra e sob a ‘bandeira da FIA’, sujeitos a compromisso específico e adesão aos princípios de paz e neutralidade política da FIA, até segunda ordem.
_ Nenhum símbolo nacional russo/bielorrusso, cores, bandeiras (uniforme, equipamento e carro) deve ser exibido ou hinos devem ser tocados em competições internacionais/regionais, até segunda ordem.

Apoio financeiro da FIA
_Nenhum apoio financeiro da FIA será concedido aos membros russos e bielorrussos.
_Nenhum financiamento existente da FIA será pago aos membros russos e bielorrussos*
*Sujeito à aprovação do Conselho Mundial para a Mobilidade e Turismo

PUBLICIDADE

Calendário Esportivo Internacional da FIA
Sob proposta do detentor dos direitos comerciais da F1, o GP da Rússia de 2022 está cancelado por motivo de força maior.