A final do Campeonato Paulista de 2022 será disputada por Palmeiras x São Paulo pelo segundo ano consecutivo, desta vez, porém, com a partida decisiva com mando de campo do Alviverde, dono da melhor campanha geral da competição. E é aí que está a polêmica: por causa de um show da banda ‘Maroon 5’ marcado para o Allianz Parque no dia 5 de abril, o time de Abel Ferreira corre o risco de ter que disputar o título longe de seu estádio – as finais estão inicialmente marcadas para os dias 30 de março e 3 de abril. A presidente Leila Pereira, no entanto, promete trabalhar para que isso não aconteça.
Em comunicado divulgado através das redes sociais do Palmeiras, Leila Pereira destacou justamente o fato do time ter a melhor campanha geral, o que lhe garante a oportunidade de decidir o título jogando em casa, com o mando de campo.
— O Palmeiras detém a melhor campanha geral e é o único time invicto do Paulista. Nossos profissionais lutaram, dentro de campo, para obter o direito de mandar a decisão em nossa casa. Não passa pela minha cabeça a possibilidade de jogarmos essa final fora do Allianz Parque. Vamos trabalhar para que esse direito, consagrado pelo regulamento, seja respeitado. O regulamento da competição não estabelece que a final tenha de ser disputada no dia 3 de abril. A definição da data do evento de encerramento do torneio compete à Federação Paulista de Futebol.
Comunicado da presidente Leila Pereira sobre o local do segundo jogo da final do Paulista:
“O Palmeiras detém a melhor campanha geral e é o único time invicto do Paulista. Nossos profissionais lutaram, dentro de campo, para obter o direito de mandar a decisão em nossa casa.”
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 28, 2022
Neste momento, a melhor possibilidade do Palmeiras disputar a final no Allianz Parque é se o jogo for confirmado para o dia 2 de março, no sábado. A decisão, porém, depende de vários fatores, entre eles a TV detentora dos direitos de transmissão – neste caso a Record para TV aberta – e o São Paulo, que já informou que não pretende mudar a data da final.
– Não trabalho com hipóteses [jogar a final no sábado]. Eu tenho a informação que o jogo é quarta e domingo. Não posso imaginar isso. A Federação Paulista tem dado uma demonstração de eficiência, de competência. Então, acho que o bom senso é manter os jogos quarta-feira e domingo – afirmou o presidente do São Paulo, Julio Casares, em entrevista após a classificação Tricolor à decisão.
– Ouvi um comentário, uma hipótese (da mudança de data). Acho que a Federação tem que pensar no equilíbrio técnico, na transparência de duas finais, uma quarta e domingo. Até porque um campeonato tão bom, com qualidade e competência, não pode sair do domingo, o dia nobre do futebol – completou.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) deve confirmar as datas, horários e estádios das finais do Paulistão 2022 até segunda-feira (28). Se for confirmado a impossibilidade de jogar longe do Allianz Parque, o destino mais provável do jogo é a Arena Barueri.
Palmeiras x São Paulo: Tabela oficial do Paulistão prevê alteração de data – https://t.co/si6irkkkxg pic.twitter.com/7tIgkj01El
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 27, 2022

