Home Futebol Fiorentina ‘se rende’ ao estilo minimalista; veja a evolução do escudo

Fiorentina ‘se rende’ ao estilo minimalista; veja a evolução do escudo

Em evento realizado na última sexta-feira, a diretoria da Fiorentina anunciou o novo emblema do clube

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!
PUBLICIDADE

Seguindo o que pode-se chamar de uma tendência mundial, a Fiorentina realizou uma alteração em seu escudo. A mudança, anunciada em evento na última sexta-feira (25), deve entrar em vigor já no início da próxima temporada.

O clube aproveitou a data de 25 de março, que simboliza o Ano Novo Florentino, para tornar pública a novidade. Partindo para um conceito ‘minimalista’, a diretoria afirma que deseja tornar a Viola uma marca global. Dessa forma, simplificou os traços, padronizou as cores e otimizou a atuação do emblema nos ambientes digitais.

Tudo isso, no entanto, sem renunciar às tradições da Fiorentina, segundo a própria direção da Viola. Em comunicado, o clube justificou a mudança dizendo que o novo escudo ‘celebra as raízes do time’. Veja um trecho abaixo:

PUBLICIDADE

“O passado glorioso da Fiorentina encontra sua síntese no lírio vermelho introduzido em 1957, e que fez parte da camisa dos ‘Leões de Ibrox’ [apelido da equipe que venceu a Taça das Taças em 1961]. Um lírio modernizado, vermelho, mas cujas linhas vêm de longe, das mãos do fundador e primeiro presidente do clube, Luigi Ridolfi”.

V de Viola

Com a #PlayToBeDifferent (jogue para ser diferente), a Fiorentina expõe a ambição de ser uma instituição autêntica. Além disso, outro intuito da mudança no emblema é destacar o apelido de VIOLA. No lugar das letras ACF, portanto, o novo escudo traz somente o V, em alusão à carinhosa alcunha dada ao time, em função da cor violeta.

“Para abraçar o lírio vermelho, há um ‘V’ roxo, ousado e com formato regular. A icônica cor roxa, que une os amantes de Florença e da Fiorentina em todo o mundo, finalmente assume um papel de destaque no logotipo do clube, para simbolizar a união de todos”, diz outro trecho do comunicado oficial.

Evolução do escudo

Fundada em 1926, a Fiorentina já sofreu diversas modificações no escudo ao longo de seus 95 anos de história. De pequenos detalhes até mudanças mais radicais, contudo, o clube de Florença mantinha o mesmo emblema desde 1991. A exceção foi temporada 2002-03, na qual a equipe foi à falência e, dessa forma, precisou ser refundada com nome e logo diferentes.

PUBLICIDADE

Na temporada seguinte, porém, a Fiorentina recuperou o direito de utilizar sua alcunha e escudo. Já em 2021-22, a diretoria da Viola optou por recuperar um dos antigos emblemas da equipe. Utilizado durante toda a década de 80, o ‘Lírio Alabarda’ tem o formato circular, com uma letra F que se mescla ao tradicional lírio do clube. Veja abaixo:

Tal símbolo pode ser visto nas atuais camisas do time, mas trata-se de algo provisório. A ideia é que o novo emblema comece a ser utilizado a partir da metade deste ano. Ou seja, a temporada de 2020-21 foi a última em que a Fiorentina estampou o seu atual logo oficial no uniforme.

Mas, afinal, vocês aprovaram a mudança no escudo da Fiorentina?