O último final de semana foi muito especial para o torcedor do Fluminense que viu o tricolor carioca golear o Resende por 4 a 0 e conquistar a Taça Guanabara com duas rodadas de antecedência, em uma das melhores atuações do clube na atual temporada.
Além das 11 vitórias consecutivas do técnico Abel Braga (incluindo triunfos sobre Fluminense, Vasco, Flamengo e Millonarios em duas oportunidades), outro destaque desta primeira conquista da temporada foi a geração atual de jovens do tricolor carioca.
A base de Xerém formada por André, Martinelli, Luiz Henrique, Calegari, Gabriel Teixeira e Matheus Martins conquistaram seu primeiro título desde a transição para o profissional, pois o último título do tricolor carioca era a Taça Rio de 2020.
| JOGADOR | MINUTOS EM CAMPO | |||
|---|---|---|---|---|
| Luiz Henrique | 661 | |||
| André | 631 | |||
| Martinelli | 524 | |||
| Calegari | 451 | |||
| Samuel Xavier | 450 | |||
| Gabriel Teixeira | 45 | |||
| Matheus Martins | 32 | |||
Nova geração de jovens do Fluminense iniciou caminhada no profissional a partir de 2020
Companheiros de base, os jogadores foram se reencontrando no profissional aos poucos. Calegari e André foram os primeiros a estrear em julho de 2020. Depois, foi a vez de Luiz Henrique e Martinelli estrearem no Brasileirão. Por fim, Gabriel Teixeira e Matheus Martins estrearam na segunda metade da temporada passada.
André e Luiz Henrique estão consolidados na equipe titular. Calegari foi ganhando espaço diante de Samuel Xavier e foi titular na Libertadores. Martinelli está retornando a desempenhar bem. Gabriel Teixeira e Matheus Martins ainda buscam seu espaço na temporada.
Com o título antecipado, o Fluminense provavelmente utilizará equipes mistas para disputar os dois próximos jogos da Taça Guanabara pois no meio de ambos duelos o tricolor carioca terá pela frente o Olimpia, em confronto válido pela 3ª fase prévia da Libertadores. O jogo de ida será às 20h30, no Nilton Santos, nesta quarta-feira (9).

