Um brasileiro pode figurar entre os titulares da Fórmula 1 em 2022. Devido à invasão na Ucrânia ordenada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, a Haas anunciou o fim do patrocínio da empresa russa UralKali. Segundo o ‘ge.globo’, essa rescisão pode possibilitar que o brasileiro Pietro Fittipaldi seja titular da equipe.
Pietro Fittipaldi tem 25 anos e é reserva da equipe desde 2019 e é favorito para assumir o posto. No entanto, para que isso aconteça, é necessário que o brasileiro consiga levar um patrocínio para a escuderia.
A família Mazepin tinha um acordo que rendia em torno de € 30 milhões anuais para a Haas. Por isso, se faz necessário que o piloto brasileiro consiga alguma empresa que patrocine a equipe. Além disso, o investimento precisa ser, pelo menos, próximo ao do anterior.
Desde 2017 a Fórmula 1 não tem um piloto brasileiro como titular. O último foi Felipe Massa, que deixou a Willians naquele ano. Pietro Fittipaldi disputou dois GPs na temporada 2020: Sakhir e de Abu Dhabi. O brasileiro participou das provas substituindo o francês Romain Grojean após o grave acidente no GP do Bahrein daquele ano.
CONCORRENTES
Apesar de ser o favorito por ser o reserva da equipe, o brasileiro Pietro Fittipaldi tem concorrentes fortes. O principal deles é o italiano Antonio Giovinazzi, de 28 anos, ex-Alfa Romeo. O piloto é o atual reserva da Ferrari e titular da Dragon/Penske na Fórmula E. O piloto tem o apoio da Ferrari, que fornece boa parte das peças. Outro forte candidato é Oscar Piastri, de 20 anos, atual campeão da Fórmula 2 e que pode contar com o auxilio da Alpine. Mais um forte candidato é o indiano Jehan Daruvala, membro da academia da Red Bull e piloto da Prema na F2.
Fórmula 1: Chefe da Aston Martin F1 fala sobre futuro de Vettel – https://t.co/kGxiBxjW0z pic.twitter.com/uxeBiAT0Fa
— Torcedores.com (@Torcedorescom) March 4, 2022

