Home Automobilismo Fórmula 1: Mercedes polemiza com ‘mudança radical’ após 2 semanas; veja

Fórmula 1: Mercedes polemiza com ‘mudança radical’ após 2 semanas; veja

Atual octacampeã da F1 trouxe um design modificado em seus carros para o primeiro dia de testes no circuito do Bahrein

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Se a Red Bull Racing surpreendeu as equipes concorrentes durante o primeiro período da pós-temporada da F1, na Catalunha, desta vez, contudo, foi a vez da Mercedes “chocar” as rivais. Isso porque a escuderia alemã realizou uma mudança radical em seu design, rapidamente percebida pelos fãs da Fórmula 1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Para o primeiro dia de testes no Bahrein, a Mercedes foi à pista com um conceito ousado, com os chamados ‘sidepods’ muito mais discretos. Tal estrutura, portanto, permite um fluxo de ar muito maior para a traseira do carro. Além disso, a nova versão do W13, também trouxe aletas atrás dos retrovisores e mais aberturas na ventilação.

Tudo isso, evidentemente, para melhorar o fluxo de ar no carro. Atualizações consideradas agressivas, pois nada disso havia sido visto nos testes realizados em Barcelona. Enfim, confira uma comparação na sequência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Carro da Mercedes é ilegal?

Logo após a inovação ser revelada, Christian Horner, chefe da Red Bull, teria dito que as mudanças são ilegais. O testemunho do britânico, no entanto, não foi confirmado. Aliás, muito pelo contrário. A própria escuderia austríaca afirmou que Horner ‘não deu nenhuma entrevista sobre o carro da Mercedes’ nesta manhã (10).

PUBLICIDADE

Ainda assim, a discussão pode vir a se intensificar nos próximos dias. O próprio chefe da Mercedes, Toto Wolff, sabe disso. O alemão afirmou que já esperava a controvérsia, mas tem confiança de que sua equipe não realizou nada de ilegal, de acordo com o regulamento da F1:

“Antes de tudo, é claro que quando você traz uma inovação, isso cria o tipo de debate que estamos tendo aqui e é por isso que já era esperado. Mas não estamos interessados ​​em correr sozinhos com isso e, sim, em contato com a FIA. Portanto, acho que vai ficar tudo bem”, disse Wolff.

Vale dizer que o regulamento da Fórmula 1 em 2022 permite diversas abordagens por parte das equipes. Com relação aos sidepods, entretanto, a interpretação da Mercedes foi única. Nenhuma outra escuderia pensou em ter os elementos de proteção laterais (exigidos em regulamento) completamente separados dos tais sidepods.

E aí, será que o carro está de acordo com as diretrizes da F1?

PUBLICIDADE

Better Collective