Home Automobilismo Fórmula 1: Mercedes estipula prazo para resolver problemas do carro

Fórmula 1: Mercedes estipula prazo para resolver problemas do carro

Embora tenha conseguido um lugar no pódio na estreia da F1, a equipe alemã ainda busca evoluir seu desempenho nas pistas

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

A Mercedes obteve bons resultados na corrida de estreia da temporada da Fórmula 1, no Bahrein. No entanto, parte deste desempenho surpreendente se deu por conta… dos rivais. Lewis Hamilton fisgou a terceira colocação, se aproveitando do abandono dos dois carros da Red Bull. Já George Russell ficou em quarto lugar.

PUBLICIDADE

No entanto, a dupla da Mercedes terminou o GP reclamando de alguns problemas ainda presentes nos monopostos da escuderia. O momento, portanto, é de corrigir — o mais rápido possível — tais contratempos. Mas a equipe acredita que conseguirá resolver isso de maneira relativamente rápida.

“Duas ou três corridas” é a previsão otimista da Mercedes, que falou através de Toto Wolff, chefe da equipe, e James Allison, diretor do departamento técnico da escuderia. “Acho que precisamos analisar o nível de arrasto aerodinâmico primeiro, antes de julgar se estamos com menos potência”, analisou Wolff.

PUBLICIDADE

Ou seja, o intuito é que em maio, no GP de Miami, a escuderia já possa estar brigando por posições ainda melhores na F1. Lembrando que, nesta temporada, a categoria terá o recorde de corridas em um só mundial: 23 GPs.

A dor de cabeça da Mercedes

Só que, na verdade, o problema da Mercedes não se limita ao motor (criticado por outras equipes da Fórmula 1 que se utilizam da unidade de potência da equipe). O tal ‘porpoising’ segue assombrando o time de Hamilton e Russell. Tal fenômeno é o que vem fazendo os carros “pularem” quando estão em altas velocidades nas linhas retas.

Isso acontece devido ao novo regulamento da Fórmula 1, que recuperou o ‘efeito-solo’. Entretanto, neste quesito, a visão da Mercedes F1 parece ser mais otimista. Ao menos é o que relata James Allison:

“Estamos começando a ter isso sob controle, mas por enquanto temos que considerar a [baixa] performance de nosso carro como um problema menor. Dessa forma, teremos um problema maior [o porpoising] sob nosso controle”, afirmou o diretor, que ainda promete:

PUBLICIDADE

“Nas próximas semanas, com uma enorme pressão sobre nós para garantirmos que entregaremos isso rapidamente, encontraremos melhorias que vão além do quique, sem deixar de lado o desempenho do carro”.

Enquanto isso, a Mercedes tenta repetir a boa classificação da corrida no Bahrein. Já neste fim de semana, o desafio será no GP da Arábia Saudita, que retorna ao calendário da F1 após a estreia na temporada de 2021.