A TFF (Federação Turca de Futebol) informou nesta sexta-feira (11) que decidiu suspender 12 árbitros do seu quadro de juízes. A decisão tem efeito imediato e os nomes da lista não podem mais apitar jogos do Campeonato Turco e também de torneios europeus.
Entre os árbitros suspensos de forma repentina e polêmica está Cüneyt Çakir, de 45 anos de idade, bastante respeitado e conhecido no país. Çakir já trabalhou em jogos de Champions League, Eurocopa e até Copa do Mundo – ele apitou, por exemplo, a semifinal da Copa 2014 no Brasil entre Holanda e Argentina.
Inicialmente, não havia ficado muito claro o motivo pelo qual a TFF tinha tomado essa atitude, surgindo rumores de reclamações por parte dos grandes clubes turcos sobre o desempenho desses 12 árbitros nos últimos meses.
Depois, porém, Ferhat Gündogdu, chefe do MKH (Conselho Central de Arbitragem), explicou o motivo. “Sou o responsável por essa lista. A razão da decisão é que queremos rejuvenescer os árbitros. Os 12 nomes estavam esgotados e os desempenhos recentes deles estavam gerando ainda mais críticas”, disse em entrevista ao “beIN Sport”.
Para aumentar a polêmica, em solidariedade aos colegas afastados, três árbitros que não aparecem na lista se recusam a apitar jogos do Campeonato Turco. Hamit Umut Meler, um dos três, apitou o empate de 0x0 entre Manchester City e Sporting, na última quarta-feira (09), pelas oitavas da Champions.
O Campeonato Turco está na 28ª rodada, restando 10 rodadas para o fim. A imprensa local se surpreendeu com o afastamento dos árbitros com a competição em andamento, questionando se a Federação não poderia esperar o fim da liga nacional para tomar a atitude.
O atual líder do Turco é o Trabzonspor, do zagueiro Vitor Hugo, ex-Palmeiras, e do lateral Bruno Peres, ex-Santos e São Paulo, com 67 pontos conquistados e muito perto do título. O segundo colocado Konyaspor tem 52.

