Home Futebol Veja todos os grandes eliminados na 1ª Fase da Copa do Brasil desde 1989

Veja todos os grandes eliminados na 1ª Fase da Copa do Brasil desde 1989

A zebra sempre foi uma marca registrada da Copa do Brasil

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

A Copa do Brasil começou na semana passada e neste ano já tivemos a tradicional zebra logo na primeira rodada. O Grêmio, maior campeão do torneio com cinco títulos, foi derrotado pelo Mirassol por 3 a 2 e já deixou a competição logo na estreia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mas o Grêmio não foi o primeiro grande a dar vexame na primeira fase. A competição que foi criada em 1989, conta com outros casos semelhantes.

Internacional eliminado para o Criciúma em 1990:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Logo na segunda edição da competição, o rival do Grêmio proporcionou uma zebra na estreia. Após vencer o primeiro jogo por 1 a 0, o colorado foi derrotado por 2 a 0 no jogo da volta e se despediu da competição. O campeão daquele ano acabou sendo o Flamengo. O Criciúma, por sua vez, acabou campeão no ano seguinte, em 91, comandado por Felipão.

Fluminense eliminado para o Linhares em 1994: 

Na primeira partida, no Rio de Janeiro, o Fluminense empatou com o Linhares por 2 a 2. Na partida de volta, no Espírito Santos, os donos da casa seguraram o 1 a 1 e se classificaram por ter feito mais gols fora de casa. O título daquele ano acabou nas mãos do Grêmio, mas o Linhares surpreendeu, chegando até a semifinal da competição.

PUBLICIDADE

Santos eliminado para o Athletico em 1996:

PUBLICIDADE

O Santos em 1996 era um dos melhores times do Brasil, enfrentando o modesto Athletico-PR, que na época ainda se chamava Atlético e não tinha nenhum título de relevância e nem a estrutura que tem hoje. Na primeira partida, a equipe paranaense goleou o peixe por 3 a 0. Na volta, o Santos empatou em 1 a 1 e se despediu da competição. O título ficou com o Cruzeiro.

Cruzeiro eliminado para o Santa Cruz em 1997:

Atual campeão da Copa do Brasil, vencida em 1996, o Cruzeiro era o grande favorito em 1997. Porém, esse favoritismo acabou logo na primeira fase, quando os mineiros enfrentaram o Santa Cruz. No primeiro jogo, a equipe celeste até conseguiu um bom resultado, empatando em 1 a 1 fora de casa. Porém, em minas, o Cruzeiro foi derrotado por 1 a 0. O título daquele ano ficou com o Grêmio.

Internacional eliminado para o América-MG em 1998:

PUBLICIDADE

Em 98 novamente o Inter proporcionou uma zebra logo de cara. Dessa vez a derrota foi nos pênaltis para o América-MG. O colorado perdeu o primeiro jogo por 1 a 0 e venceu o segundo pelo mesmo placar. Nos pênaltis, o América venceu por 4 a 2. O campeão daquele ano foi o Palmeiras.

Palmeiras eliminado para o ASA em 2002:

Campeão da Libertadores de 99 e vice em 2000, o Palmeiras vivia uma reconstrução pós-Parmalat. Mesmo sem um time estrelado, ainda contava com alguns jogadores importantes, como o pentacampeão Marcos, Arce e Alex, além de Luxemburgo no comando da equipe. No primeiro jogo, o ASA venceu o Palmeiras por 1 a 0. No jogo de volta, em São Paulo, o Palmeiras venceu por 2 a 1 e foi eliminado pelo critério do gol fora. Pra piorar, o título daquele ano ficou com o rival Corinthians.

Botafogo eliminado para o Aparecidense em 2018:

PUBLICIDADE

O Botafogo foi o primeiro time grande a ser eliminado nesse novo regulamento, onde as primeiras fases são jogos únicos. O fogão foi derrotado por 2 a 1, de virada, dando adeus a competição com apenas uma partida jogada. Em 2018, o título ficou com o Cruzeiro.

Grêmio eliminado para o Mirassol em 2022:

Ainda nesse formato de jogo único, o Grêmio foi derrotado pelo Mirsassol por 3 a 2 em um jogo emocionante e se despediu da competição de forma precoce. O clube gaúcho lamentou demais a derrota, já que esse ano irão disputar a Série B, onde a receita é menor. A premiação por passar de fase poderia ajudar bastante o clube.

Better Collective