Home Basquete Gregg Popovich se torna o treinador mais vitorioso da história da NBA

Gregg Popovich se torna o treinador mais vitorioso da história da NBA

Com a vitória sobre o Utah Jazz, Gregg Popovich chegou a marca histórica em sua carreira

Marcos Cruz
Estudante de Jornalismo, criador do blog 'De Fora da Linha' e colaborador do Torcedores na editoria de Esportes Americanos.

Na madrugada desta quinta (10), o San Antonio Spurs venceu sua vigésima sexta vitória na temporada regular. Com o placar de 104 a 102, o time texano celebrou em casa uma importante conquista de seu icônico treinador. O jogo marcou a vitória de número 1.336, a maior marca de um técnico na história da NBA.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Anteriormente, o recorde pertencia a Don Nelson que atuou como treinador entre 1976 a 2010 e conquistou 1.335 triunfos. Já o novo recordista, Gregg Popovich, está no comando do Spurs desde 1996. Porém, ele já havia sido assistente técnico entre 1988 e 1992.

Nesse período, Popovich marcou época na liga sendo o treinador de todas as cinco conquistas do Spurs. Além disso, o treinador venceu o prêmio de Treinador do Ano em três ocasiões e foi técnico do All-Star Game em quatro oportunidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Dono de um sistema defensivo imponente e um talento nato para encontrar talentos estrangeiros, Popovich criou uma cultura vencedora em San Antonio. Apesar de não serem midiáticos como outras franquias, o Spurs ficou conhecido por ter uma “dinastia silenciosa”.

Grandes nomes como Tim Duncan, David Robinson, Manu Ginóbili, Tony Parker e Kawhi Leonard foram vitoriosos com sua filosofia coletiva de jogo. Além disso, o time conseguiu o feito inédito de garantir 22 aparições consecutivas nos Playoffs.

Gregg Popovich em reconstrução

No entanto as lendas da dinastia se aposentaram e, atualmente, o Spurs passa por um processo de reconstrução. Na décima segunda colocação na Conferência Oeste, Gregg Popovich e seus comandados vivem uma linha tênue entre classificar para o Play-In ou “tankar” para o próximo Draft.

PUBLICIDADE

O próximo jogo da equipe será hoje, às 22h00 (horário de Brasília) contra o Indiana Pacers em San Antonio. Será uma oportunidade para o treinador de 73 anos se isolar ainda mais na liderança dos treinadores mais vitoriosos da história.

PUBLICIDADE
Better Collective