Home Esportes Radicais Griffin Colapinto vence campeonato MEO Pro Portugal da WSL

Griffin Colapinto vence campeonato MEO Pro Portugal da WSL

Colapinto venceu o brasileiro Filipe Toledo para conquistar seu primeiro título na elite do surfe

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Nesta segunda-feira (07), Griffin Colapinto levou o título do MEO Pro Portugal, a quarta etapa válida pelo circuito mundial de surfe da WSL. No último dia de competição, os tubos das ondas conhecidas como Supertubos não apareceram, mas não faltaram aéreos para aquecer o público na manhã fria de Portugal.

PUBLICIDADE

Tanto Griffin Colapinto quanto Filipe Toledo vivem na Califórnia e estão acostumados com as condições que se apresentaram na final, com ondas menores, rápidas e indo para a esquerda e a direita.

A primeira metade da bateria foi devagar, mas Filipe saiu na vantagem com um 6,67. Griffin, que estava paciente e buscando ondas com um pouco mais de volume, conquistou um 7,67 para assumir a liderança.

Na troca de ondas nos últimos 10 minutos, Colapinto também conseguiu um 6,67, enquanto  Toledo tirou uma nota 7,53. Com a vantagem e a prioridade a favor do americano, Toledo, que teve como estratégia surfar mais ondas, mas de menor tamanho, não conseguiu uma chance para virar o placar nos dois minutos finais.

PUBLICIDADE

Caminho até a final

Round 1: Griffin Colapinto 11,67 x Nat Young 11,20 x Kolohe Andino 9,67

Round dos 32: Griffin Colapinto 14,33 x Jadson André 8,77

Oitavas de final: Griffin Colapinto 13,57 x Kelly Slater 7,86

Quartas de final: Griffin Colapinto 17,83 x Kolohe Andino 10,34

PUBLICIDADE

Semifinal: Griffin Colapinto 13,76 x John John Florence 10,50

Final: Griffin Colapinto 14,34 x Filipe Toledo 14,20

Colapinto foi um dos grandes destaques durante todo o campeonato, derrotando vários adversários experientes e multicampeões pelo caminho. Além disso, nas quartas, ele inclusive conseguiu a primeira nota 10 do masculino em 2022 com um aéreo impressionante.

Aos 23 anos de idade e no tour desde 2018, Griffin Colapinto conquistou seu primeiro título em uma etapa do campeonato mundial da WSL. Até então, ele nunca havia passado das semis.

Com o final do campeonato em Portugal, as competições do tour só voltam em abril. Entre os dias 10 e 20, os melhores surfistas do mundo disputarão a tradicional etapa de Bells Beach, na Austrália.

PUBLICIDADE