Home Automobilismo Mazepin diz que foi injustiçado pela Haas ao deixar a Fórmula 1

Mazepin diz que foi injustiçado pela Haas ao deixar a Fórmula 1

Piloto russo deixou a Haas após a invasão da Rússia na Ucrânia

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

O russo Nikita Mazepin se pronunciou após a romper o contrato com a Haas. A equipe americana abriu mão do piloto após a invasão da Rússia na Ucrânia. No entanto, ele se vê injustiçado por ter sido sacado da Fórmula 1. Além de Mazepin, a UralKali, principal patrocinadora da Haas, também deixou de estampar os carros da equipe.

“Eu faço a pergunta: não há lugar para neutralidade no esporte? Um atleta não tem o direito a uma opinião, mas a manter a opinião fora do espaço público? Um atleta deveria ser punido por isso? E nós todos queremos que o esporte se torne mais um espaço público para protestos e debates políticos?”, perguntou Mazepin.

Além disso, o piloto natural da Rússia afirmou que vai criar uma fundação para atletas prejudicados pela guerra. “We compete as one” (Nós competimos como um, na tradução), será bancada com o dinheiro da UralKali, empresa de Dmitry Mazepin, pai de Nikita. Incialmente, esse valor seria repassado para a Haas, como patrocínio.

PUBLICIDADE

“Todos sabemos que a carreira de um atleta é curta e que requer anos de intenso sacrifício para atuar no mais alto nível. Quando a recompensa final é retirada, é devastador. E ninguém está pensando no que vai acontecer a esses atletas. Eu vou cuidar disso”, afirmou Mazepin sobre a fundação.

Futuro de Mazepin na Fórmula 1

Apesar de a Haas estar perto de anunciar o substituto do russo, Nikita não vê seu ciclo na categoria encerrado. No entanto, além dele ser russo, seu principal fiador, a UralKali, empresa da Rússia, não poderá voltar a F1 tão cedo, tornando difícil o retorno do piloto.

“Eu não vejo a Fórmula 1 como um capítulo encerrado para mim. Vou me manter em condição de corrida. Estarei pronto para aproveitar a oportunidade, se surgir. No momento só estou de olho na F1, em nenhuma outra categoria. Não planejo participar em diferentes séries ou campeonatos. Vou agora focar toda minha atenção e tempo nesta fundação”, afirmou Mazepin.