O futebol tem mais uma vítima da guerra entre Rússia e Ucrânia. CEO do Shakhtar Donetsk, Sergei Palkin informou que um técnico dos juniores do clube morreu durante um ataque russo e fez um forte desabafo nas redes sociais.
“Um funcionário morreu ontem (quarta). Treinador infantil. Ele foi morto por um fragmento de um projétil russo. A Rússia está matando ucranianos. Parem com essa loucura! Não fiquem calados, falem!”, escreveu Palkin, que ainda pediu para que personalidades do futebol russo também se manifestem contra a guerra.
“Gostaria de me dirigir aos proprietários, dirigentes e jogadores dos clubes de futebol russos. A Rússia realizou um ataque militar horrendo e traiçoeiro contra a Ucrânia. Um país onde cada um de vocês esteve e onde sempre foram muito bem recebidos. O país onde você tem parentes, amigos, conhecidos. O país onde alguns de vocês nasceram. E hoje o exército russo está destruindo este país, seu povo com todos os tipos de armas”, desabafou o dirigente do Shakhtar Donetsk.
O Shakhtar Donetsk conta com vários jogadores brasileiros, que conseguiram fugir da guerra e já se encontram em solo brasileiro.
Mais vítimas da guerra
Vitalii Sapylo, de 21 anos, e Dmytro Martynenko, de 25, morreram, segundo comunicou a Fifpro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais).
“Nossos pensamentos estão com as famílias, amigos e companheiros de equipe dos jovens futebolistas ucranianos Vitalii Sapylo (21) e Dmytro Martynenko (25), as primeiras perdas relatadas do futebol nesta guerra. Que ambos descansem em paz”, postou a Fifpro (Federação Internacional de Futebolistas Profissionais).
Our thoughts are with the families, friends, and teammates of young Ukrainian footballers Vitalii Sapylo (21) and Dmytro Martynenko (25), football’s first reported losses in this war.
May they both rest in peace. pic.twitter.com/f6l9oHHRMr
— FIFPRO (@FIFPRO) March 1, 2022
Os dois jogadores atuavam em equipes de competições menores da Ucrânia. Vitalii Sapylo defendia o Karpaty, enquanto Dmytro Martynenko era jogador do FC Hostomel.

