Home Automobilismo Nada de Ferrari! Veja a ordem projetada do grid da Fórmula 1 de 2022 de acordo com os testes de pré-temporada

Nada de Ferrari! Veja a ordem projetada do grid da Fórmula 1 de 2022 de acordo com os testes de pré-temporada

Especialistas esboçaram, para o jornal ÀS, o primeiro grid da Fórmula 1 de 2022 de acordo com os números obtidos na pré-temporada. Veja quem está na frente

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Os testes da pré-temporada da Fórmula 1 de 2022 revelam muitos detalhes dos carros, de cada equipe. E o primeiro grid do ano começou a tomar forma após os testes em Barcelona e no Bahrein. O jornal ÀS consultou especialistas, como gerentes de equipe e engenheiros seniores de equipes para esboçar a primeira largada. Mesmo com nenhum deles se arriscando a cravar quem estará em cada posição, ficou nítido o esboço de quais equipes devem largar na frente e quais podem ter mais dificuldades durante a temporada.

PUBLICIDADE

“Nos testes, para comparar o desempenho, o indicador útil é analisar as distâncias da corrida, porque se um carro faz 50 voltas e só realiza uma troca de pneus, você sabe mais ou menos qual o tipo de combustível que estava utilizando. E não parece tão diferente, Haas, Aston Martin, Alpha Tauri ou mesmo o Alfa Romeo estão na mesma faixa de classificação. Sabemos que a Ferrari é rápida e todos reconhecem isso. A menos que tenham ido com pouco combustível, o que duvido, porque não é o estilo deles. Já a Mercedes e a Red Bull também serão rápidas na temporada da Fórmula 1 de 2022”, revelou Alan Permane, da Alpine. Ainda, o jornal Às elencou a seguinte ordem para o grid, de acordo com os especialistas escutados.

Quem deve ficar na frente do grid da Fórmula 1 em 2022?

1º – Red Bull: De longe, o mais rápido, segundo os especialistas escutados. Ainda, a equipe também foi a mais inteligente. Isso porque, enquanto a Ferrari começou e terminou a pré-temporada com o mesmo pacote (exceto por pequenas alterações no solo) e a Mercedes montou outra estratégia, na quinta-feira, na Red Bull as melhorias definitivas chegaram no último dia e deixou todos sem palavras e incapazes de reagir. A uma volta de distância, Verstappen voou no sábado. Eles são os favoritos para a pole position no GP do Bahrein no próximo sábado.

PUBLICIDADE

2º – Ferrari: Razoavelmente perto do campeão, o F1-75 deu um salto muito grande em qualidade. Leclerc e Sainz devem lutar pela primeira ou segunda fila no primeiro GP da Fórmula 1 de 2022, segundo os especialistas. Conseguir pódios e poles e vencer corridas parece um objetivo mais realista nesta temporada.

3º – Mercedes: A equipe campeã de construtores apresenta problemas “que não serão resolvidos em uma semana”, revelou Hamilton. Incidentes com a refrigeração, um clássico de seu motor, além de um problema mal resolvido em relação aos rivais, condenam alguns décimos atrás dos carros mais rápidos da pré-temporada. Mas isso não significa que Hamilton e Russell não tenham carro, segundo a avaliação do jornal Às. Mas seria uma surpresa se eles estivessem na frente, no GP do Bahrein.

4º – McLaren: Alguns problemas de freios podem custar para a equipe. Ainda, as falhas de refrigeração herdadas da Mercedes e a ausência de Ricciardo, com COVID-19, em alguns testes foram um pouco decepcionantes, segundo os especialistas.

5º – Alpine: Uma boa surpresa de última hora no teste do Bahrein, segundo os especialistas escutados. O motor Renault é o pior dos quatro, embora possa compensar com uma asa traseira fina (Alonso teve a maior velocidade máxima nos testes). Nesta área do grid, as diferenças serão marcadas pelos décimos.

PUBLICIDADE

6º – Aston Martin: Eles sofreram, como todos os clientes da Mercedes, em alguns testes marcados por altas temperaturas.

7º – Alfa Romeo: Uma das revelações desta pré-temporada, podem brigar de frente contra a Alpine. O motor Ferrari é um extra interessante.

8º – Alfa Tauri: Um pouco mais atrás do que o esperado, segundo o ranking divulgado pelo Às. Gasly e Tsunoda fizeram testes discretos.

9º – Williams: Melhor em Barcelona do que no Bahrein. Novamente, outro carro que às vezes parece próximo da McLaren e outras vezes se comporta como um aspirante à lanterna da temporada de 2022 da Fórmula 1.

PUBLICIDADE

10º – Haas: Pode ficar em último por detalhes, em décimos. Porém, agora têm um grande piloto na Fórmula 1: Magnussen. Além de, claro, o jovem Mick Schumacher.