O Palmeiras inicia nesta quarta-feira (30) a busca pelo seu 26º título do Campeonato Paulista. O adversário será o São Paulo, que primeira joga no Morumbi, às 21:40, e depois vai ao Allianz Parque, no próximo domingo (3). A sequência, claro, é mais favorável ao time alviverde, dono da melhor campanha. E melhor para “pretensões históricas” de Abel Ferreira.
O técnico português, que recentemente renovou seu contrato com o Verdão e praticamente garantiu sua permanência até 2024, deixou claro que deseja fazer história pelo clube. Um título, por si só, já uma uma oportunidade. Mas uma taça do Paulistão pode ser ainda mais.
Mais do que uma conquista inédita de Abel Ferreira, uma vitória do Palmeiras sobre o São Paulo faria o treinador “bater ombros” com uma das figuras mais importantes da história do clube: Vanderlei Luxemburgo. Em uma possível vitória no confronto, Abel interromperia uma sequência de quase três décadas do colega de profissão.
O Verdão, afinal, não vence um Paulistão sem Luxemburgo desde 1976. Desde então, foram outros cinco vencidos: 1993, 1994, 1996, 2008 e 2020, todos com o veterano treinador no banco de reservas.
Mais do que uma curiosidade, uma conquista do Palmeiras em 2022 traria um significado da consolidação de uma nova ‘era’ do clube, a de Abel Ferreira. Até porque os paulistas vencidos entre 93 e 2020 não foram os únicos títulos sob o comando de Luxemburgo, sem falar nas equipes históricas que o comandante montou, como o inesquecível time de 1996.
Claro que uma derrota não deixaria de ter o português eternizado no Verdão. Mas é sempre melhor lembrar desses fatos, daqui há muitos anos, com uma história de glórias, não?

