De tempos em tempos, o Palmeiras, um dos melhores times do Brasil na atualidade, vive um momento de de provação. Este vem na forma da infame data Fifa, com as convocações das seleções brasileira e demais equipes nacionais sul-americanas, e desfalcam a equipe.
Nestas horas, mais do que ausências no campo, o Verdão perde duas de suas principais referências no elenco, que coincidentemente são referências em suas posições no futebol brasileiro. Estamos falando, claro, de Weverton e Gustavo Gómez.
A dupla, que é considerada a liderança do elenco alviverde, chefia também a defesa menos vazada do Campeonato Paulista. Foram apenas três gols sofridos em 12 jogos, das quais eles estiveram presentes, juntos ou não, na maioria deles.
Os dois, como de costume, foram chamados para suas respectivas seleções nacionais, que atuam entre os dias 24 e 29 de março. Assim, desfalcam o Palmeiras nas quartas de final do Paulistão, numa eventual semifinal e, caso o time avance, muito provavelmente no primeiro jogo da decisão da competição.
Ainda que o técnico Abel Ferreira tenha conseguido neste ano desenvolver seu sistema defensivo como um todo, indo além das contribuições individuais de Gustavo Gómez e Weverton — com seis jogos sem ao menos um dos dois e nenhuma derrota — é fato e estatístico a queda de aproveitamento da dupla.
Palmeiras tem 5% a menos de chances de vencer o Ituano
Segundo cálculos do Uol, o Palmeiras tem uma queda de 5% na obtenção de pontos e resultados a partir da ausência simultânea de Weverton e Gustavo Gómez. O cálculo considera o início do ciclo da Copa do Mundo de 2022, após a Copa América de 2019. Foram nove partidas sem eles desde então, com cinco vitórias, três empates e uma derrota.
Só neste ano, foram quatro partidas em que o goleiro e o zagueiro ficaram de fora. O Verdão venceu uma (Ponte Preta) e empatou outras duas (São Bernardo e Bragantino) e teve dois dos seus três gols sofridos no Paulistão no recorte.
Dá para dizer, então, que o Palmeiras tem 5% menos chances de vencer o Ituano, na próxima quarta-feira (23), às 21:30, no Allianz Parque, pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Ainda assim, a porcentagem que resta é uma margem bastante confortável para a equipe de Abel Ferreira.

