Home Futebol Entenda porque o Palmeiras não é o líder do ranking da Conmebol

Entenda porque o Palmeiras não é o líder do ranking da Conmebol

Verdão venceu as duas últimas edições da Libertadores, principal torneio da entidade

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

Está longe de ser exagero chamar o Palmeiras de “dono da América” atualmente. O time, afinal, é o bicampeão da Copa Libertadores da América, o principal torneio do continente. O feito por si só já impressiona, e tem seu tamanho reiterado pelo fato de ter sido repetido pela última vez há mais de duas décadas.

Porém, segundo a Conmebol, quem tem o status de “dono” da Sudamerica é o River Plate. Pelo menos é o que aponta o ranking anual da entidade, que coloca o time argentino na liderança da lista e com uma certa folga na pontuação sobre o Verdão: 10.275,2 dos Gallinas contra 8.503,1 alviverdes.

Mas porque o time de Marcelo Gallardo, que não ficou nem entre os semifinalistas da última edição da Libertadores é o primeiro colocado, ao invés dos comandados de Abel Ferreira, atuais bicampeões? Nós explicamos logo abaixo.

PUBLICIDADE

River “vence” o Palmeiras nos critérios da Conmebol

A maneira mais simples e resumida é: o River Plate “vence” o Palmeiras nos critérios da Conmebol. O ranking da entidade, que é atualizado anualmente, leva em consideração três principais pilares, que são um pouco diferentes em relação à demais classificações, como a da Fifa, por exemplo.

São três pontuações diferentes. A primeira leva em conta o desempenho não só da última Libertadores ou Sul-Americana, mas dos últimos dez anos, portanto de 2021 à 2012. A segunda é uma espécie de “pontuação histórica”, que leva em consideração vitórias, conquistas e classificações de todas as edições da Liberta entre 1960 e 2011. Por fim, com um peso menor, as conquistas nacionais dos times nos últimos dez anos.

Sem entrar no mérito das pontos em si, que podem ser conferidos em detalhes no site oficial da Conmebol, o River tem um “placar” favorável contra o Verdão nesses aspectos. Afinal, nos últimos dez anos, a equipe argentina é uma presença muito maior no cenário continental do que a brasileira.

Enquanto o Palmeiras consolidou-se como um candidato regular ao título da Libertadores a partir de 2018, quando emendou uma sequência de semifinal (2018), quartas de final (2019) e dois títulos, o River Plate é uma força da América do Sul desde 2015. Desde esse ano, o time venceu dois títulos e só ficou de fora das quartas de final em 2016; depois, foram mais três semifinais, uma delas com classificação à final em 2019.

PUBLICIDADE

Nesse ponto, portanto, o time de Gallardo tem o mesmo número de títulos e mais participações em fases decisivas. No ponto seguinte, algo similar, com o clube argentino conquistando dois títulos contra um do Verdão entre 1960 e 2012, além de mais participações em lugares maiores de mata-mata.

O último critério é “vencido” pelo Palmeiras, que desde 2015 tem grande representação nacional contra um River que só conquistou o primeiro título argentino com o atual técnico justamente na última temporada. O problema é que é justamente esta pontuação que tem menor peso.

No “placar” final, 2 a 1 para o River sobre o Verdão, e uma liderança “justa”, ao menos de acordo com os critérios, no ranking da Conmebol.