O Palmeiras teve um começo de ano bastante atribulado, com a disputa do Mundial de Clubes e da Recopa Sul-Americana. Somados às negociações pela renovação de Abel Ferreira e pela contratação de um centroavante titular, o Campeonato Paulista teve pouco espaço, midiaticamente falando, no dia a dia do time.
Mais curiosamente, este foi o ponto em que teve maior sucesso, pelo menos até aqui. O Verdão, afinal, teve uma participação histórica no Paulistão, seja nesse novo formato, que começou em 2017, seja no recorte total da competição.
Nós aqui no Torcedores listamos, rapidamente, o feito do time alviverde que, é bom lembrar, ainda disputa o título. A caminhada final, aliás, acontece na próxima quarta-feira (23), quando a equipe enfrenta o Ituano pelas quartas de final.
Palmeiras invicto no Paulistão
O que mais chama atenção, claro, é a ausência de derrotas do Palmeiras. O time terminou a fase de grupos invicto, com doze jogos, nove vitórias e três empates. O feito não é inédito no geral do Campeonato Paulista, inclusive “abaixo” do que fez o Corinthians, campeão com esse status em 2009, mas é novidade no formato iniciado em 2017.
Palmeiras foi quem mais venceu no Paulistão
A campanha no novo formato, aliás, rendeu outro recorde: o número de vitórias. As nove vezes que o Verdão ganhou superaram as oito de São Pauloo, Red Bull Bragantino e do próprio Palmeiras nas últimas cinco edições.
Melhor defesa da história do formato do Paulistão
Por fim, algo diretamente relacionado com a sequência invicta e que pode ser ainda maior dentro da história do clube alviverde. Até aqui, o Palmeiras tem a melhor média defensiva do Paulistão. Com os três gols sofridos em 12 jogos, os 0,25 gols sofridos por jogo superam os 0,3 do Paulistano de, pasmem, 1905, que tomou os mesmos três gols, só que em dez jogos.
Caso avance no mata-mata e siga com a solidez defensiva, o Verdão pode colocar o número em outro patamar. E entrar ainda mais para história — a ver se com um título.

