Palmeiras e São Paulo começam nesta quarta-feira (30) a decidir o Campeonato Paulista 2022. Mais uma vez. Os times do clássico Majestoso têm uma rivalidade muito pautada, além da questão geográfica, muito na históri da competição estadual.
Verdão e Tricolor, afinal, já decidiram o Paulistão em outras sete vezes em sua história. Nem todas foram em finais diretas, como a deste ano, mas em todas as outras um dos times saiu campeão após o apito final que encerrou uma batalha em verde, branco, vermelho e preto.
Nessas sete decisões, quem leva vantagem é o São Paulo. O time, hoje comandado por Rogério Ceni, saiu com o título em quatro desses embates. O último deles, aliás, foi no ano passado, quando a equipe de Hernán Crespo segurou o empate sem gols no Allianz e fez 2 a 0 no Morumbi.
Nas outras ocasiões vitórias do Tricolor em 1992, na outra final direta entre os rivais, em 1971 e em 1943. O Verdão, por sua vez, saiu campeão na última vez em 1972 (invicto), em 1950 e em 1942. Este último um marco na história do clube, no ano em que mudou de nome de Palestra Itália para Palmeiras.
As duas partidas desta quarta e do próximo domingo, então, podem deixar o clássico empatado no quesito decisões de Paulistão, ou aumentar ainda mais a vantagem do São Paulo sobre o rival alviverde. Uma final daquelas, portanto!

