Melhor clube do futebol brasileiro nos últimos dois anos em termos de títulos conquistados, o Palmeiras comandado por Abel Ferreira já disputou em 2022 duas finais de torneios internacionais: Em fevereiro, foi derrotado pelo Chelsea no Mundial de Clubes, mas levantou a taça da Recopa Sul-Americana contra o Athletico.
Nesta quarta-feira (23), a equipe alviverde inicia mais uma temporada de jogos eliminatórios sob o comando do técnico português com a abertura das quartas de final do Campeonato Paulista diante do Ituano, a partir das 21h35 no Allianz Parque, em sistema de jogo único.
Desde quando chegou ao Palmeiras, o técnico Abel Ferreira realizou 122 jogos no total, mas de acordo com os números do Sofascore, 30 desses jogos foram valendo vaga em torneios eliminatórios. Além do Paulistão e o Mundial são contados também jogos pela Conmebol Libertadores, pela Copa do Brasil e pela Supercopa do Brasil diante do Flamengo.
Nesses 30 jogos que valiam vaga para avançar em torneios mata-mata, foram 18 vitórias do Palmeiras e apenas cinco derrotas. Na Libertadores é onde encontra-se os melhores números com nove vitórias, quatro empates e uma derrota, culminando em dois títulos continentais conquistados em um ano
A única exceção do bom aproveitamento é justamente o Campeonato Paulista, competição menos priorizada pela comissão técnica do alviverde desde a chegada de Abel Ferreira. Em 2021, foram duas vitórias, um empate e uma derrota considerando a fase final.
Mas cabe ressaltar que em 2022, o Palmeiras conseguiu a melhor campanha da primeira fase com 12 jogos de invencibilidade: 10 vitórias e duas derrotas. Nesta quarta-feira, o técnico buscará dar continuidade à essa campanha que pode terminar sendo histórica para o clube alviverde no estadual.

