Home Futebol Santos? Saiba quais times ainda correm risco de rebaixamento no Paulistão

Santos? Saiba quais times ainda correm risco de rebaixamento no Paulistão

Resta uma vaga indefinida para a Série A2 do Paulistão do ano que vem; Novorizontino já está rebaixado

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Com apenas uma rodada por jogar (além de dois jogos atrasados), o Paulistão vai chegando ao fim de sua fase de grupos. Ainda é necessário, contudo, definir alguns classificados às quartas de final e um time que será rebaixado. São duas vagas para a Série A2 de 2023, mas uma delas já está preenchida pelo Novorizontino.

PUBLICIDADE

Com apenas três pontos em 11 jogos, o Tigre realizou uma campanha decepcionante nesta temporada e já não tem chances de salvação. Logo à frente, Ponte Preta, Santos, Ferroviária e Água Santa são os times ainda ameaçados pelo fantasma da degola. Dessa forma, uma partida desta quarta-feira (16) será crucial para a definição.

Em Araraquara, a Ferroviária recebe o Santos em duelo atrasado da 10ª rodada, às 19h. Quem perder vai se complicar demais no Paulistão. Ambos os times tem 10 pontos na tabela e, portanto, aquele que vencer se livra por completo do risco de rebaixamento. Em caso de empate, entretanto, a dupla segue ameaçada para a última rodada.

PUBLICIDADE

Curiosamente, tanto o Santos quanto a Ferroviária ainda nutrem chances de classificação, embora também estejam em situação delicada com relação ao descenso. O vencedor do confronto direto, aliás, mantém ótimas chances de fisgar uma vaga nas quartas de final.

PUBLICIDADE

Cenários de rebaixamento no Paulistão

A situação mais delicada é a da Ponte Preta, que tem somente oito pontos somados. O time de Campinas precisa necessariamente vencer o Ituano na 16ª rodada, de preferência por um placar elástico. Empate ou derrota rebaixam a Macaca sem ser necessário observar outros resultados.

Em caso de vitória da Ponte, Santos e/ou Ferroviária (dependendo do confronto entre ambos nesta quarta), vão precisar somar pontos. Os campineros não podem torcer por mais de um ponto de algum desses dois times, para que haja uma igualdade em pontuação. Neste caso, o maior número de vitórias favoreceria a Ponte Preta.

Por fim, o Água Santa tem chances remotas. O time de Diadema, com 11 pontos na tabela, teria de perder para o Santos na última rodada. Mais que isso, seria necessário que a Ponte vencesse, além de tirar uma vantagem de 10 gols no saldo para relegar o Água Santa. Muito improvável, mas não impossível.

Portanto, em resumo, a Ponte é a equipe mais ameaçada. Santos e Ferroviária jogam hoje e quem vencer já se salva. O derrotado precisará vencer em caso de triunfo do rival de Campinas no próximo domingo. Mas, se Santos e Ferroviária empatarem hoje, tudo fica em aberto, podendo até haver um empate triplo na tabela!

PUBLICIDADE

E aí, quem será que vai acompanhar o Novorizontino na Série A2 do ano que vem?