Home Extracampo Premier League toma decisão severa contra a Rússia

Premier League toma decisão severa contra a Rússia

Sanções contra a Rússia seguem crescendo no futebol

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Depois de muita especulação, finalmente a Premier League tomou a decisão de cancelar os direitos de transmissão na Rússia. De acordo com o Telegraph, o contrato que tinha validade até o fim da temporada do futebol inglês, foi rescindido nesta segunda-feira (7). Os valores chegavam na casa dos 7 milhões de euros por ano.

PUBLICIDADE

A medida da entidade está relacionada a invasão russa no território da Ucrânia. Desde uma quinta-feira (24), o exército do país invadiu diversas regiões ucranianas. Centenas de vidas já foram perdidas na guerra envolvendo os países do leste europeu.

Sanções

Apesar de ser uma nova sanção, essa não é a única que o país do presidente Vladmir Putin vem sofrendo. Não só no futebol, mas também em diversos setores desde economia a parceiros. A FIFA já anunciou que a Seleção da Rússia não está apta e foi desclassificada da repescagem para a Copa do Mundo 2022. Além disso, a UEFA também não permite que os times do país disputem suas competições continentais.

PUBLICIDADE

Em contrapartida, a federação de futebol russa publicou uma nota repudiando tais sanções.

“A União de Futebol da Rússia se opõe categoricamente as decisões da Fifa e da Uefa pela suspensão das equipes russas de todos os torneios internacionais. Acreditamos que essa decisão é tanto uma violação de todos os padrões e princípios que regem a competição internacional quanto contra o espírito esportivo e o jogo limpo”.

Ainda na declaração, a entidade fez questão de tratar a exclusão como uma “discriminação” por parte da FIFA e UEFA

“É uma discriminação explícita e impacta em um número enorme de atletas e treinadores, clubes e seleções e, o mais importante, nos milhões de russos e fãs internacionais, cujos interesses devem ser a prioridade de todas as organizações esportivas internacionais. A União de Futebol da Rússia reserva-se o direito de contestar essa decisão da Fifa e da Uefa, de acordo com a lei desportiva internacional”.

PUBLICIDADE

Além disso, a FIFA ainda liberou que os atletas estrangeiros deixem o país ao fim da temporada do futebol russo.