Home Futebol Quem é Thiago Motta, brasileiro especulado para ser técnico do PSG na próxima temporada

Quem é Thiago Motta, brasileiro especulado para ser técnico do PSG na próxima temporada

Brasileiro Thiago Motta, de 39 anos e que também tem nacionalidade italiana, é um dos nomes cotados para assumir o PSG

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Com a dolorosa eliminação nas oitavas de final da Champions League diante do Real Madrid, a diretoria do Paris Saint-Germain avisou que vai fazer uma reformulação no elenco e, muito provavelmente, em sua comissão técnica para próxima temporada.

PUBLICIDADE

O técnico argentino Maurício Pochettino já não era unanimidade no comando do PSG e a queda na Liga dos Campeões tornou sua situação praticamente insustentável, por isso ele deve sair no meio do ano.

O jornal francês “L’Equipe” fez uma lista com 10 treinadores que podem assumir o clube francês a partir da temporada 2022/2023 e um dos nomes que aparecem na relação é o do brasileiro Thiago Motta, atualmente com 39 anos de idade.

PUBLICIDADE

Natural de São Bernardo do Campo, cidade que fica na região metropolitana de São Paulo, Thiago Motta iniciou sua carreira de jogador no Juventus, da Mooca, onde atuou nas categorias de base entre 1997 e 1999.

Em 1999, o volante foi contratado pelo Barcelona B e acabou sendo efetivado no time principal do Barça em 2001, permanecendo no clube catalão até 2007. Depois ainda passou por Atlético de Madrid (2007/2008), Genoa (2008/2009), Inter de Milão (2009/2012) e PSG (2012/2018).

Thiago Motta chegou a ser convocado para seleção brasileira sub-23 que disputou a Copa Ouro de 2003, mas depois se naturalizou italiano e, em 2011, recebeu sua primeira convocação pela seleção italiana, jogando pela Azzurra até 2018.

Por já ter atuado com a camisa do Brasil, o ex-meio-campista teve que aguardar uma liberação para jogar pela Itália em uma decisão inédita da Fifa, já que a entidade não permite que um atleta entre em campo por duas seleções em jogos oficiais, mas a seleção brasileira que jogou a Copa Ouro não foi considerada a principal.

PUBLICIDADE

Assim, vestido a camisa da Itália, o atleta participou de 30 jogos e marcou um gol. Na Azzurra, Thiago Motta jogou as Euros de 2012 e 2016 e a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.

Como jogador, conquistou diversos títulos, como duas Champions League (uma por Barcelona e outra com a Inter de Milão), dois Campeonatos Espanhóis, um Campeonato Italiano, cinco Campeonatos Franceses e um Mundial de Clubes, pela Internazionale, entre outras conquistas.

Após encerrar sua carreira como jogador profissional em 2018, no Paris Saint-Germain, o ítalo-brasileiro iniciou sua jornada como treinador no mesmo ano e no próprio PSG, comandando a equipe sub-19 dos parisienses.

Em 2019, Thiago Motta foi contratado pelo Genoa, da Itália, comandando seu primeiro time profissional. Em 2021, acertou com o Spezia, também da Itália, onde permanece até os dias de hoje – o time ocupa a 15ª posição na atual temporada do Campeonato Italiano.

PUBLICIDADE

Além de Thiago Motta, os outros nove nomes citados como possíveis técnicos do PSG são Zinedine Zidane (sem clube), Massimiliano Allegri (Juventus), Antonio Conte (Tottenham), Erik Ten Hag (Ajax), Diego Simeone (Atlético de Madrid), Lucien Favre (sem clube), Mikel Arteta (Arsenal) e Christophe Galtier (Nice).