Real Madrid faz doação milionária para povo da Ucrânia
Equipe espanhola confirmou que irá doar um milhão de euros (cerca de R$ 5.66 milhões), para a campanha “Todos com a Ucrânia”
Divulgação/ @realmadrid
Lançada no dia 5 de março pela Fundação Real Madrid, a campanha “Todos com a Ucrânia” visa aliviar as necessidades da população ucraniana em virtude da guerra contra a Rússia. Através do seu clube de futebol, a equipe merengue confirmou uma doação de um milhão de euros para a campanha.
A Fundação trabalha com os principais ONGs internacionais com as quais colabora há décadas em diferentes países em projetos de atenção integral a crianças carentes. Neste caso, serão beneficiadas a Cruz Vermelha e ACNUR (entre outras como Cesal ou Misiones Salesianas). As duas entidades com projetos na Ucrânia, bem como a parceira das escolas da Fundação na Ucrânia, Epicentro para crianças, que transformou sua atividade para atender às necessidades básicas da população local, bem como contribuir para o acolhimento de refugiados na Espanha
Os cuidados primários são a cargo, entre outros, da Cruz Vermelha e do Cesa. Já foram foram doados 13.000 peças de vestuário e equipamentos esportivos aos centros da Cruz Vermelha e do Cesal em Madri.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJUU2U2ZFI2diIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Destinação dos fundos da campanha
A Cruz Vermelha enviou uma enorme equipe humana nas fronteiras da Ucrânia. Parte dos fundos angariados pela campanha da Fundação Real Madrid irá para a Cruz Vermelha Espanhola. A entidade trabalha em estreita articulação com as sociedades nacionais da região. O seu apoio está focado em: cuidados integrados e apoio psicossocial na Ucrânia, em colaboração com a Dinamarquesa Cruz Vermelha, na região sudoeste da Ucrânia e na fronteira com a Romênia. Além disso, contempla a distribuição de necessidades básicas e atenção psicossocial, tendo a cidade de Chernivtsi como centro, entre outras ações.
Na m Espanha, a Cruz Vermelha atende nos seus centros de cuidados primários os primeiros refugiados da Ucrânia. Inclusive, a Fundação Real Madrid doou equipamento desportivo e recreativo para crianças atendidas.
Conforme informou o clube, a campanha “Todos com a Ucrânia” da Fundação Real Madrid permanecerá aberta enquanto for necessário. Dessa forma, irá facilitar um canal de doação direta que ajude a aliviar as necessidades da população, tanto na Ucrânia como nos países próximos e também no acolhimento de refugiados em Espanha.
Guerra Ucrânia x Rússia
O conflito chega nesta quarta-feira (16), ao seu 21º dia. Negociadores dos dois países tentam chegar a um acordo para o fim da guerra. Porém a situação não parece tão simples. Ocorreram quatro rodadas de negociações, mas sem um acordo entre os envolvidos. Já a Corte de Haia deverá responder às acusações ucranianas sobre a invasão russa.
Conforme dados da agência Reuters, já houveram pelo menos 15 mil mortes. Além disso, quase 2 mil pessoas foram feridas. Ainda de acordo com a agência, cerca de 3 milhões de pessoas perderam suas casas por conta da guerra.

