Home Futebol Rússia continuará banida de competições de futebol, decide CAS

Rússia continuará banida de competições de futebol, decide CAS

Corte Arbitral do Esporte manteve proibição de times e seleções russas de disputarem competições; decisão não é definitiva e ainda será analisada

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

A Rússia continuará fora do futebol. Nesta terça-feira (15) a Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou decisão na qual manteve a proibição imposta pela Uefa de que suas equipes e seleções possam disputar torneios realizados pela entidade por causa da guerra na Ucrânia.

A decisão foi proferida por Corinne Schimidhauser, presidente da divisão de recursos do CAS. Os motivos pelos quais a suspensão foram mantidos não foram revelados, mas a manutenção desta partiu de decisão da tomada pela dirigente do órgão, sem participação de outros.

A Uefa, assim como a Fifa, baniu a participação da Rússia (como seleção e equipes) de competições organizadas pela entidade como punição pela invasão à Ucrânia. Isso tirou times russos das competições continentais e eliminou a seleção nacional da repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, onde enfrentaria a Polônia numa das semifinais, mas a suspensão levou os poloneses direto para as finais.

PUBLICIDADE

Os russos entraram com recurso junto ao CAS para anular a punição alegando que esta fora tomada sem que os dirigentes do país pudessem apresentar sua defesa e também alegando pressão de países cujas seleções poderiam jogar com seu país na repescagem, casos da Suécia, da República Tcheca e da própria Polônia.

Tal decisão do CAS, no entanto, ainda não é a definitiva e se estende apenas aos torneios da Uefa. Nas próximas semanas, o caso e o recurso russo devem ser analisados para uma decisão definitiva sobre o assunto ser tomada.