Home Futebol Rússia continuará banida de competições de futebol, decide CAS

Rússia continuará banida de competições de futebol, decide CAS

Corte Arbitral do Esporte manteve proibição de times e seleções russas de disputarem competições; decisão não é definitiva e ainda será analisada

Por Victor Martins em 15/03/2022 14:56 - Atualizado há 4 anos

Divulgação/Twitter Federação Russa

A Rússia continuará fora do futebol. Nesta terça-feira (15) a Corte Arbitral do Esporte (CAS) divulgou decisão na qual manteve a proibição imposta pela Uefa de que suas equipes e seleções possam disputar torneios realizados pela entidade por causa da guerra na Ucrânia.

A decisão foi proferida por Corinne Schimidhauser, presidente da divisão de recursos do CAS. Os motivos pelos quais a suspensão foram mantidos não foram revelados, mas a manutenção desta partiu de decisão da tomada pela dirigente do órgão, sem participação de outros.

A Uefa, assim como a Fifa, baniu a participação da Rússia (como seleção e equipes) de competições organizadas pela entidade como punição pela invasão à Ucrânia. Isso tirou times russos das competições continentais e eliminou a seleção nacional da repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo, onde enfrentaria a Polônia numa das semifinais, mas a suspensão levou os poloneses direto para as finais.

Os russos entraram com recurso junto ao CAS para anular a punição alegando que esta fora tomada sem que os dirigentes do país pudessem apresentar sua defesa e também alegando pressão de países cujas seleções poderiam jogar com seu país na repescagem, casos da Suécia, da República Tcheca e da própria Polônia.

Tal decisão do CAS, no entanto, ainda não é a definitiva e se estende apenas aos torneios da Uefa. Nas próximas semanas, o caso e o recurso russo devem ser analisados para uma decisão definitiva sobre o assunto ser tomada.

Exit mobile version