Home Futebol Em meio a conflito, Rússia anuncia candidatura para sediar Eurocopa

Em meio a conflito, Rússia anuncia candidatura para sediar Eurocopa

A Rússia está em conflito com a Ucrânia e tem sido excluída de todas as competições do futebol

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

Em meio à guerra na Ucrânia, a seleção da Rússia foi suspensa da repescagem das Eliminatórias Europeias e automaticamente está fora da Copa do Mundo do Catar. Além disso, os clubes russos também foram suspensos das competições organizadas pela Uefa. Fora isso, alguns clubes também tiveram punições, como o Chelsea, por exemplo, que tem como dono um russo. O clube inglês, por causa de seu dono, está com as contas bloqueadas e impedido de contratar jogadores.

PUBLICIDADE

De forma surpreendente, a Rússia anunciou que vai lançar candidatura para sediar a Eurocopa em 2028 ou em 2032. O anúncio foi feito por Rustem Saymanov, membro do comitê executivo da União Russa de Futebol, órgão que dirige o futebol russo.

“A RFS vai se candidatar à Eurocopa de 2028 e 2032, isso não é uma piada. A vida continua conosco, estamos abertos e prontos, não devemos estar fechados à Uefa e à Fifa”, disse Saymanov, que em seguida completou dizendo que essa situação atual é momentânea.

PUBLICIDADE

“Realizamos muitas competições de alto nível. Temos muito tempo. A situação vai mudar, vamos estudar tudo. Não posso dizer que será realizado em 2028, mas em 2032, sim. Já pedimos documentos para estudar todos os requisitos, vamos aguardar”, acrescentou.

As sedes tanto da Euro de 2028 quanto da Euro de 2032 serão anunciadas pela Uefa em setembro de 2023. Além da Rússia, Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales manifestaram desejo em receber a competição em conjunto em 2023. A Turquia é outra interessada na edição de 2023. Já a Itália está de olho na Euro de 2028. No ano passado, a cidade russa de São Petersburgo recebeu jogos da Eurocopa.

Vale lembrar também que a Rússia iria sediar a final da atual edição da Champions League, mas foi alterada pela UEFA. A final que aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, agora acontecerá no Stade de France, em Paris.