Home Games Russos contrariam Putin e pedem paz na Ucrânia em evento de esports

Russos contrariam Putin e pedem paz na Ucrânia em evento de esports

Mensagem foi estampada na camiseta dos jogadores de Dota 2 no GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022, que acontece neste final de semana

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

Os jogadores de Dota 2 da Team Spirit apareceram no GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022 vestidos com camisas brancas com a palavra “paz” estampada. A mensagem que faz referência à guerra entre Rússia e Ucrânia é considerada uma infração no território liderado por Putin.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A equipe é formada por pessoas originais de ambos os lados do conflito bélico, sendo dois ucranianos e três russos. Em publicação feita na internet, a Team Spirit explicou o motivo da ação e aproveitou para agradecer os organizadores por permitirem a realização desse protesto.

“Os jogadores e a gestão da Team Spirit decidiram vestir camisas com a palavra “paz” durante o primeiro jogo dos play-offs do GAMERS GALAXY: Invitational Series Dubai 2022 para pedir por um fim pacífico à guerra entre Rússia e Ucrânia. Agradecemos a organização do torneio pelo apoio nesta iniciativa.”

PUBLICIDADE

O vice-primeiro-ministro ucraniano Mykhailo Fedorov publicou na última quarta-feira (2) um apelo para Playstation e Xbox banirem os russos dos eventos de esports. A proposta sugerida pelo político visava a remoção completa dos serviços dessas empresas do território invasor.

PUBLICIDADE

Ao contrário de Fifa, Uefa e COI (Comitê Olímpico Internacional), que resolveram expurgar as equipes da Rússia de suas competições, as empresas não se pronunciaram.

Ucrânia x Rússia

O gesto “ousado” por parte da ala russa da equipe é considerada uma infração pelo governo liderado pelo presidente Vladimir Putin. Os cidadãos, em conjunto com a imprensa do país, estão proibidos também de usarem o termo “guerra” em suas manifestações e recomendou o uso de “operação militar especial no Donbass” no lugar.

Até mesmo atos simples de apoio ao povo afetado pelo confronto são barrados pelas forças de segurança da Rússia. Nesta semana, um grupo de crianças de 7 a 11 anos foi capturado pela polícia após colocarem flores em frente à embaixada da Ucrânia em Moscou. Elas foram liberadas horas depois.

Better Collective