Home Futebol São Paulo lidera Paulistão em finalizações, mas tem baixo aproveitamento; veja os números

São Paulo lidera Paulistão em finalizações, mas tem baixo aproveitamento; veja os números

Comandado por Rogério Ceni, São Paulo é o time que mais chuta a gol no Campeonato Paulista

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Já classificado para as quartas de final do Paulistão, o São Paulo lidera o torneio em finalizações totais, com 170 em 11 partidas. Ou seja, uma média de 15,45 arremates por jogo. Entretanto, os números (apresentados pelo FootStats), dão conta de que apenas 34,12% destes chutes levam o caminho da meta adversária — 38 dos 170 totais.

PUBLICIDADE

E não para por aí. Na verdade, o aproveitamento do São Paulo em termos de pontaria é, no geral, ruim. Isso porque, embora seja o time com mais finalizações no Paulistão, o Tricolor do Morumbi possui apenas o sexto melhor ataque do campeonato estadual, com 16 gols.

Além disso, o SPFC precisa de 10,6 chutes para conseguir marcar um gol. Trata-se, portanto, somente da 9ª melhor marca entre todos os 16 clubes do Campeonato Paulista. Confira a lista completa deste quesito abaixo:

PUBLICIDADE

https://twitter.com/Footstats/status/1503155111786434564

A pontaria do São Paulo precisa melhorar?

Dentro do elenco do SPFC, o principal responsável pelas finalizações é Jonathan Calleri. O argentino soma, até o momento, vinte arremates em dez partidas disputadas. São cinco gols para o artilheiro da equipe, que ainda conta com uma média de 45% de acerto nos chutes. Ou seja, nove dos 20 arremates foram na direção do gol.

Enfim, se o São Paulo carece de mais capricho nos disparos, o último jogo do time ficou acima das expectativas. Diante do Mirassol, os comandados de Rogério Ceni marcaram três gols em seis arremates que tiveram o rumo da meta do oponente. Foi a terceira vez na temporada que o Tricolor anotou três tentos num mesmo jogo.

Agora, o time tem pela frente o Manaus, em partida da Copa do Brasil, que será disputada nesta quarta-feira (16), no estádio do Morumbi. Depois, o desafio é diante do Botafogo-SP na última rodada da fase de grupos do Paulistão. O São Paulo já está classificado na 1ª colocação do grupo B, podendo enfrentar Ferroviária ou São Bernardo nas quartas de final. Vale lembrar, aliás, que o SPFC é o atual campeão estadual.

PUBLICIDADE