Convidado do programa “Conversa com Bial” que foi ao ar na madrugada desta quinta-feira (10) na TV Globo, o técnico Tite revelou que se mostrou surpreso com o cenário encontrado após desembarcar no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, em 2018, no pós-derrocada na Copa do Mundo da Rússia.
Aguardando uma situação de protesto ou de tristeza, o treinador disse ter ficado impressionado com o apoio recebido, e destacou que isso reforçou o quanto uma derrota também pode trazer de aprendizado.
“Uma das coisas que ficaram muito marcadas, após sermos derrotados, foi sim o vestiário e todo o clima que vivenciamos, mas me marcou muito quando chegamos no aeroporto. Me emocionei. Sou descendente de italiano, e às vezes me seguro um pouco para conter minha emoção. Para isso uso alguns artifícios, como morder o lábio e a língua. Na hora que estávamos descendo no aeroporto, mordi o lábio e a língua, porque, não sei de onde começou, mas começaram a nos aplaudir”, disse Tite.
“O futebol é desempenho, é dignidade. Existe dignidade na derrota, Bial. Você pode perder para uma equipe porque ela é melhor que a sua, e isso é do jogo. Isso faz parte da vida. Meu legado para os meus filhos é que você não vai vencer todas, mas faça seu melhor. A vitória é fazer seu melhor”, completou o treinador da seleção brasileira.
No dia 8 de julho de 2018, horas depois de perder para a Bélgica pelo placar de 2 a 1, jogadores, comissão técnica chefiada por Tite e outros membros da delegação do escrete canarinho desembarcaram no aeroporto do Rio de Janeiro, sendo recepcionados de forma calorosa por torcedores e funcionários.
O alto rendimento de Tite culminou em um reconhecimento da CBF, que manteve o treinador no comando da seleção, iniciando assim o ciclo para a Copa do Mundo de 2022, que será a última do comandante, conforme já sinalizado por ele mesmo em entrevista recente.
Próxima convocação já tem data marcada, hein? Tite vai anunciar a nova lista no dia 11 de março. Diz aí um nome que você quer ver na #SeleçãoBrasileira! ?⚽️??
Foto: Lucas Figueiredo / CBF pic.twitter.com/MhJDwTDqWt
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) March 4, 2022

