A Conmebol divulgou hoje uma lista com os cinco clubes que mais vezes participaram de disputa por pênaltis na história da Libertadores. Com a liderança dividida entre argentinos e paraguaios, cada um com 12, apenas um brasileiro aparece nessa relação.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI1VlBrclpRMiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Os “campeões” dessa categoria são Boca Juniors e Olímpia, com duas dúzias de decisões sendo feitas na marca da cal. A semelhança entre eles, porém, param por aí, já que a diferença de títulos da competição é de três, com seis do lado Xeneize e a metade disso do time de Assunção.
O Palmeiras é o terceiro colocado do ranking, tendo participado de dez disputas por penalidades máximas na Libertadores. Duas dessas seguem na memória do torcedor: a vitória contra o Corinthians na edição de 2000 na semi e o sucesso obtido contra o Deportivo Cali, um ano antes, quando garantiu a taça na final.
O Barcelona do Equador completa a lista ao lado do River Plate, ambos com oito.
Veja o top 5:
?? Os 5⃣ clubes que mais encararam disputas por pênaltis na história da CONMEBOL #Libertadores!
????? @BocaJrsOficial e @elClubOlimpia lideram.
??? O @Palmeiras é o único brasileiro da lista e tem um dos melhores aproveitamentos! pic.twitter.com/Q7ZEwbaMm0
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) March 13, 2022
Verdão vice em aproveitamento na Libertadores
Em termos de aproveitamento, o Palmeiras é o segundo time que mais venceu suas disputas, passando até o Boca Juniors nesse quesito. O “terror” dos adversários quanto o assunto é pênaltis é o Barcelona, que perdeu apenas uma das oito disputas que participou.
O Verdão passou por sete dos dez desafios que teve, somando 70% de êxito e supera os 66,7% do lado azul e amarelo de Buenos Aires. River e Olímpia venceram “apenas” metade dos duelos decisivos em penalidades.

