Twitch suspende pagamentos de streamers da Rússia por invasão na Ucrânia
Plataforma de transmissões ao vivo é comandada pela Amazon e tomou a decisão como uma forma de repúdio aos atos de Vladimir Putin na Europa
Reprodução / Instagram twitchbr
A plataforma de transmissões ao vivo Twitch parou de pagar streamers da Rússia por conta da invasão liderada por Putin na Ucrânia. A decisão é uma maneira que a Amazon encontrou para se posicionar contra a guerra que mobilizou o mundo todo e deixou milhares de mortos em menos de vinte dias.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJpME03eklQWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Essa sanção havia sido anunciada na última semana e já entrou em vigor, causando revolta por parte dos criadores de conteúdo que dependiam desta fonte de renda. É o caso da caster CommanderIvy e de Jesus AVGN, ambos russos e que desabafaram pelo Twitter sobre a mudança.
A primeira tornou público o seu descontentamento no último sábado (5), quando ficou sabendo da notícia, e falou como isso afetava a sua vida: “Então o Paypal parou de funcionar na Rússia e a Twitch não vai mais pagar os streamers. Obrigada por cortarem a minha única fonte de renda. Tenho certeza de que isso vai resolver os problemas do mundo”.
Já Jesus compartilhou para os seus seguidores o e-mail que recebeu da plataforma em que ela explica a situação e oferece uma alternativa para contornar este problema. Segundo o texto, os criadores de conteúdo terão de criar contas em bancos de fora da Rússia para continuarem sengo pagos.
Veja a publicação (em inglês):
In line with the sanctions imposed on Russia, Twitch is restricting payments being issued to streamers in Russia
“we will do everything possible to pay the income you have earned as soon as we are allowed to do so” pic.twitter.com/Qnx821rBXe
— GUARD Hunter (@HUN2R) March 5, 2022
“Os pagamentos para a instituição financeira que está ligada à sua conta da Twitch foram bloqueados como um resultado de sanções. (…) A situação continua instável e complexa e nós iremos lhe manter informado assim que tivermos novidades”, argumentou a empresa em um trecho da nota.
A decisão tomada pela Amazon faz parte de um pacote internacional de sanções contra a Rússia em repúdio à invasão de Putin à Ucrânia. Além dela, outras entidades tentam se desvincular do país, como foi o caso da Fifa e da Uefa, que suspenderam os times e seleções de participarem de suas competições — incluindo a Copa do Mundo.

