Atlético Mineiro busca título na CBF, referente ao Brasileirão de 1937. Portanto, o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, irá reconhecer se o Galo foi ou não campeão nacional naquele ano. O processo teve início em fevereiro deste ano, e o clube acompanha ansioso a conclusão.
O Galo é o atual campeão do Brasileirão Série A, e já fez sua estreia na atual edição, dando a largada com o pé direito. Isto porque venceu o Internacional por 2 a 0, no Mineirão, com dois gols de Hulk. Caso a decisão seja favorável ao Atlético-MG, o clube se consagrará tricampeão do Campeonato Brasileiro.
A decisão, portanto, pode ter seu desfecho ainda neste mês de abril. Conquanto, a diretoria do Galo estava no aguardo do retorno do exterior, do presidente da CBF. Com isso, agora no Brasil, Ednaldo Rodrigues irá dar seu parecer em relação à situação. Portanto, o Atlético busca intensificar as conversas em busca do reconhecimento da entidade.
Dossiê do Atlético Mineiro
No início de fevereiro, no momento em que se consagrava o supercampeão do país, ao vencer o Flamengo, nos pênaltis, na final da Supercopa do Brasil; havia um outro título em disputa. Isso porque o Galo, naquele momento, elaborou um dossiê que tem como objetivo, o reconhecimento do título de “campeão dos campeões” de 1937 do Clube Atlético Mineiro pela CBF, na categoria de campeão brasileiro daquele ano, se juntando aos outros dois títulos do Galo.
O dossiê do clube, se baseia em um processo análogo no qual a Taça Brasil e o Robertão se tornaram “Campeonatos Brasileiros” em 2010. Com isso, foram reconhecidas como títulos brasileiros as conquistas de Palmeiras e Santos nos torneios citados.
Além da solicitação de reconhecimento do título brasileiro, o Atlético solicita a cerimônia de entrega de taça simbólica pela CBF. Portanto, sendo assim, reconhecido oficialmente como tricampeão brasileiro.
Para fortalecer o dossiê de seu pedido, o Atlético Mineiro, portanto, utilizou de novos elementos como artigos jornalísticos da época; além de recortes de jornais. Conquanto, o Galo busca apresentar várias argumentações que possam endossar esse dossiê com a resolução esperada e, consequentemente, título de campeão brasileiro.
O torneio
O Atlético Mineiro, na época, venceu o Fluminense, Rio Branco e Portuguesa. Era um campeonato de turno e returno, organizado pela Federação Brasileira de Football (FBF), que depois viria ser a CBD – atual CBF.

