O Atlético-MG estreia amanhã (20) na Copa do Brasil contra o Brasiliense, às 19h, no estádio do Mineirão. O galo entra em campo para defender o título nacional, já que foi o campeão da edição passado. O objetivo de um bicampeonato seguido da Copa do Brasil seria algo que apenas o seu rival Cruzeiro conseguiu.
O Cruzeiro é o maior campeão do torneio com seis títulos. Dois deles foram conquistados em duas temporadas seguidas: o de 2017, quando a Raposa bateu o Flamengo nos pênaltis no Mineirão, e em 2018, quando a vítima foi o Corinthians, derrotado nos dois jogos da decisão pela equipe celeste.
Como está disputando a Libertadores, o galo agora entra direto na atual fase da Copa do Brasil, a terceira. Uma fase antes das oitavas de final. A equipe alvinegra busca além do bi seguido, um tricampeonato, já que possui dois troféus da competição, o atual e o de 2014, conquistado diante do próprio Cruzeiro. O Galo ainda tem um vice-campeonato do torneio, na temporada de 2016, quando foi superado pelo Grêmio.
No ano passado, o Atlético igualou outro feito do Cruzeiro. Conquistou a chamada “tríplice coroa”, vencendo o Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro, coisa que o Cruzeiro conseguiu em 2003 com Alex e companhia. Conhecido como a “Tríplice Coroa”, o galo, no entanto, optou por utilizar uma nomenclatura diferente da do clube celeste para a conquista e batizou o seu feito de “Triplete Alvinegro”.
O Brasiliense, adversário desta quarta-feira, não traz boas lembranças para os atleticanos. Em 2002, o time Brasília estava na Série C e eliminou o Atlético na semifinal da Copa do Brasil ao vencer os dois jogos: 3 a 0 no Mineirão e 2 a 1 em Brasília. Na final, o Brasiliense foi derrotado pelo Corinthians.
O Atlético segue fazendo uma boa temporada. Foi campeão mineiro em cima do Cruzeiro, está com 100% de aproveitamento no Brasileirão e está invicto na Libertadores, com uma vitória e um empate, em dois jogos.

