Home Futebol Betis supera Valencia nos pênaltis e conquista a Copa do Rei

Betis supera Valencia nos pênaltis e conquista a Copa do Rei

Betis voltou a levantar um título mais de 15 anos depois ao superar o Valencia na decisão por pênaltis da Copa do Rei

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
COPA DO REI 2021/22 – FINAL
REAL BETIS 1(5)-(4)1 VALENCIA

Em grande decisão da Copa do Rei disputada no Estádio de La Cartuja neste sábado (23), o Betis venceu o Valencia na cobrança de pênaltis após empate por 1-1 no tempo regulamentar e conquistou o torneio numa decisão histórica.

PUBLICIDADE

Os primeiros dez minutos confirmaram a expectativa pré-jogo com bastante intensidade e movimentação cautelosa por parte de ambas equipes justamente por ser uma decisão. Mas a situação mudou rapidamente pois o placar foi aberto aos 11′.

Fekir roubou a bola no meio-campo e percebeu Bellerin correndo no flanco direito, encaixando um cruzamento perfeito para Borja Iglesias receber na área e deixar o goleiro sem chances de defesa.

PUBLICIDADE

Aos 16′, uma chance de ouro foi desperdiçada depois que Soler recebeu lançamento longo de Guedes mas acabou não chegando na bola antes do goleiro Claudio Bravo que salvou o Betis.

Mas a vantagem do Betis não durou muito e o Valencia conseguiu o gol de empate aos 30′. Tomando a bola no campo ofensivo em contra-ataque, Moriba foi acionado sem marcação no círculo-central e deixou Bartra e Bellerin para trás acionando Hugo Duro na marca penal, batendo firme e deixando tudo igual.

Antes do intervalo, um lance incrível marcou o final do primeiro tempo com Canales roubando novamente a posse no campo ofensivo e cortando para dentro chutando rasteiro, só que acabou mandando por cima do gol mesmo com liberdade e jogou fora a oportunidade.

A etapa complementar teve maior intensidade e outra chance incrível surgiu aos 9′. Soler driblou pelo corredor direito e o cruzamento perfeito chegou em Moriba livre na área. O meia arriscou um voleio mas Rodriguez conseguiu afastar.

PUBLICIDADE

Na sequência, Iglesias aproveitou mais uma bola roubada dentro da área penal e imediatamente tirou de Juanmi para arriscar um chute firme no ângulo, mas parou em defesa espetacular do goleiro Mamardashvili.

Já na insana reta final do segundo tempo, Carvalho passou pelo campo ofensivo sem marcação e descolou um passe para Fekir definir, mas novamente parou no goleiro Mamardashvilli em outra defesa incrível.

Os minutos decisivos ficaram marcados pelas duas equipes tentando finalizações de perigo carregando a bola de um lado para o outro sem a presença do meio-campo, mas a decisão da vaga ficou mesmo para a prorrogação.

No primeiro tempo extra não tivemos emoções com apenas uma finalização no escanteio de Soler pela direita para Correia cabecear em cima do goleiro Carvalho, com as duas equipes adotando maior cautela.

PUBLICIDADE

O segundo tempo extra deixou as equipes um pouco mais soltas nos primeiros minutos e raríssimas chances apareceram, mas Betis e Valencia seguiram empatados em um jogo que ficou marcado por 44 faltas, nove cartões amarelos e decisões controversas da arbitragem. Mas a definição ficou mesmo para a cobrança de pênaltis.

Todas as cobranças estavam ocorrendo com tranquilidade até que o norte-americano Musah isolou a quarta cobrança do Valencia e C.Tello deixou o Betis em vantagem. Gaya coverteu a quinta cobrança e manteve o Valencia vivo. Miranda bateu o penal decisivo e deu o título para o Real Betis.

 

PÊNALTIS (VAL-BET)

PUBLICIDADE
  1. Soler (O) // W.José (O)
  2. Racic (O) // Joaquín (O)
  3. G.Guedes (O) // Guardado (O)
  4. Musah (X) // C.Tello (O)
  5. Gaya (O) // Miranda (O)

 

FICHA TÉCNICA
BETIS 1-1 VALENCIA

Data: 23/04/2022, 17:00
Estádio: Estádio de la Cartuja, Sevilla

Gols: 1T 11′ B.Iglesias (BET); 1T 30′ H.Duro (VAL)

PUBLICIDADE

Substituições – Betis: Joaquín (Juanmi); W.José (Iglesias); A.Guardado (W.Carvalho); J.Miranda (A.Moreno); Tello (S.Canales); A.Rubial (Fekir0

Substituições – Valencia: T.Correia (Moriba); Racic (H.Guillamón); B.Gil (H.Duro); Musah (Foulquier)

Betis (4-2-3-1): Claudio Bravo; Hector Bellerin, Marc Bartra, German Pezzella, Alex Moreno; Guido Rodriguez, William Carvalho; Sergio Canales, Nabil Fekir, Juanmi; Borja Iglesias.

Valencia (5-2-1-2): Giorgi Mamardashvili; Jose Gaya, Omar Alderete, Gabriel Paulista, Mouctar Diakhaby, Dimitri Foulquier; Hugo Guillamon, Ilaix Moriba; Carlos Soler; Goncalo Guedes, Hugo Duro.

PUBLICIDADE