Home Futebol Brasileirão: Apenas um atleta participou de todas as 20 edições de pontos corridos; saiba quem

Brasileirão: Apenas um atleta participou de todas as 20 edições de pontos corridos; saiba quem

Fábio, que retornou à Série A do Brasileirão para jogar no Fluminense, participou de outras 17 edições. Diego Sousa parou na 19ª temporada

Rafael Alves
Colaborador do Torcedores

Começou no último sábado (9) a 20ª edição do Campeonato Brasileiro na Era dos Pontos Corridos. A mudança aconteceu em 2003 após anos do torneio em formato de mata-mata e gerou diversos campeões. São Paulo, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Fluminense, Santos, Atlético-MG e Athletico ganharam o torneio.

PUBLICIDADE

Porém, apenas um jogador que segue a carreira profissional que atuou em todas as edições de pontos corridos: o lateral-esquerdo Fábio Santos, do Corinthians. Aos 36 anos de idade, o defensor alvinegro foi relacionado para o jogo contra o Botafogo, no Rio de Janeiro, e atingiu o feito histórico.

Fábio Santos foi revelado pelo São Paulo em 2003 e teve vínculo com o Tricolor Paulista até o ano de 2008. Em 2007, ele ainda jogou o Brasileirão pelo Cruzeiro. Negociado com o Monaco no ano seguinte, ele foi emprestado rapidamente ao Santos e jogou a competição pela equipe alvinegra.

PUBLICIDADE

Em 2009, o time do lateral-esquerdo foi o Grêmio, onde ficou até se transferir para o Corinthians, em 2011. Campeão do mundo e da Libertadores no Timão, Fábio Santos deixou Itaquera em 2015 após as primeiras rodadas do Brasileirão. No ano seguinte, ele retornou ao Brasil para jogar pelo Atlético-MG. Em 2020, ele retornou ao Corinthians.

Diego Souza e Fábio são outros destaques no Brasileirão

Recém-contratado pelo Fluminense, o goleiro Fábio só ficou de fora em duas edições do Brasileirão: 2020 e 2021. Nas duas oportunidades, ele permaneceu no Cruzeiro na disputa da segunda divisão e por isso acabou ficando de fora das edições da Série A do campeonato nacional nessas temporadas.

O único jogador que pode igualar o feito histórico de Fábio Santos é o atacante Diego Souza. Atualmente disputando a Série B do Brasileirão pelo Grêmio, o jogador pode chegar à 20ª edição da primeira divisão na era dos pontos corridos caso, em algum momento desta temporada, se transferir para os times da Série A.