Home Esportes Radicais Brasileiro Filipe Toledo é campeão da etapa de Bells Beach da WSL

Brasileiro Filipe Toledo é campeão da etapa de Bells Beach da WSL

Filipe Toledo superou Callum Robson para vencer seu décimo primeiro título

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Após uma longa espera na noite de sábado para domingo (17) no Brasil, o vencedor da etapa Rip Curl Pro Bells Beach finalmente foi coroado. E o grande campeão foi o brasileiro Filipe Toledo.

PUBLICIDADE

Em entrevista no mar após sua vitória, Toledo, que completou 27 anos de idade no dia 16 de abril, disse como esse foi o presente de aniversário perfeito. Este foi seu décimo primeiro título no Circuito Mundial, mas o primeiro nas ondas de Bells.

Ao longo do campeonato, o brasileiro foi o que melhor se adaptou às diversas condições de ondas. Nas quartas de final, ele teve sua revanche contra John John Florence, que o derrotou na última final que aconteceu em Bells Beach, em 2019. Até então, Florence era o melhor surfista da etapa, mas Filipe conseguiu a segunda melhor nota de todo o campeonato no lado masculino, um 9.63, em uma onda clássica no Bowl de Bells.

PUBLICIDADE

Na semifinal, ele derrotou outro surfista que estava passando por cima de seus adversários: Ethan Ewing. Foi nessa bateria que sua capacidade de transformar qualquer onda em uma boa nota com seus aéreos entrou em ação. Com a mudança da maré, as ondas no Bowl de Bells, onde Ewing estava colocado, desapareceram, então Toledo preferiu surfar em Rincon, uma estratégia que funcionou perfeitamente.

PUBLICIDADE

Filipe entrou como favorito na final contra o novato Callum Robson, e não deu muita chance ao adversário. Na sua segunda onda surfada, ainda no começo da bateria, o brasileiro conseguiu dois aéreos e tirou a melhor nota da final, um 8.17. Na onda seguinte, que também contou com um aéreo e uma série de manobras, Toledo tirou 6.57. Enquanto isso, Robson focou mais nas manobras de borda e errou algumas vezes ao não conseguir finalizar as ondas. Com isso, suas duas melhores notas chegaram a 5.17 e 7.77, o que não foi o suficiente para superar Filipe Toledo.

Caminho até a final

Round 1: Filipe Toledo 12.23 x Samuel Pupo 13.23 x Mick Fanning 6.73

Round dos 32: Filipe Toledo 15.16 x Mikey Wright 14.67

Oitavas de final: Filipe Toledo 16.26 x Connor O’Leary 13.00

PUBLICIDADE

Quartas de final: Filipe Toledo 16.40 x John John Florence 14.76

Semifinal: Filipe Toledo 10.73 x Ethan Ewing 4.10

Final: Filipe Toledo 14.74 x Callum Robson 12.94

Com a conquista, Filipe Toledo tornou-se o quarto brasileiro a vencer a etapa. Até então, apenas Silvana Lima (2009), Adriano de Souza (2013) e Ítalo Ferreira (2018) tinham tocado o famoso sino de Bells.

PUBLICIDADE

Com o título, Toledo também passa para a primeira colocação do ranking da WSL. Com apenas um evento antes do corte do meio do ano, os únicos outros brasileiros a figurarem nas 22 primeiras colocações são Ítalo Ferreira (7), Caio Ibelli (8), Miguel Pupo (10) e Samuel Pupo (18).

PUBLICIDADE

A próxima etapa do Circuito Mundial de Surfe acontecerá no oeste australiano, nas ondas de Margaret River. A janela para o evento vai de 24 de abril até o dia 4 de maio.