Diversos clubes da Série A do Campeonato Brasileiro usaram as redes sociais neste domingo (10) para demonstrar solidariedade ao Santos, chamado de “Ninguém FC” pelo jornalista Juca Kfouri em sua coluna no UOL Esporte após o empate sem gols com o Fluminense, no Maracanã, pela primeira rodada do Brasileirão.
O Peixe divulgou uma nota oficial repudiando o texto publicado por Juca Kfouri, exigindo retratação e pedido de desculpas do UOL sobre o caso. O clube da Vila Belmiro também que enquanto não houver um posicionamento formal, os profissionais do site não serão mais atendidos pelo clube até que as devidas providências sejam tomadas.
RESPEITA O SANTOS, JUCA PELEGO!
Essa não é a primeira vez que o assessor de imprensa travestido de jornalista-pensador, Juca Kfouri, tenta ofender ou diminuir o Santos Futebol Clube. Com um empenho jamais visto para com outros rivais do seu time, esse comédia constantemente (+) pic.twitter.com/zSTRbIHBPu
— Santos Antifascista (@SantosAntifa) April 10, 2022
Clubes como Athletico Paranaense, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Cuiabá e Juventude foram os primeiros a compartilharem o post em solidariedade ao Santos nas redes sociais.
“O Athletico se solidariza com o Santos e repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito”, diz o post que está sendo replicado por outras equipes.
Veja a repercussão entre os clubes da Série A:
O #Athletico se solidariza com o @SantosFC e repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito.
— Athletico Paranaense (@AthleticoPR) April 10, 2022
O Santos é um dos clubes mais tradicionais e vencedores do futebol brasileiro e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito em busca de audiência a qualquer preço.
— Atlético (@Atletico) April 10, 2022
O Dragão sempre prezou pela liberdade de imprensa e opinião, porém, outro princípio fundamental é o respeito.
Que foi o que faltou ao jornalista Juca Kfouri ao se referir ao @SantosFC
Desta forma repudiamos esse comportamento!
— Atlético Goianiense (@ACGOficial) April 10, 2022
O Avaí se solidariza com o @SantosFC e repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao Clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito.
— Avaí Futebol Clube (@AvaiFC) April 10, 2022
O Cuiabá se solidariza com o @SantosFC e repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao clube.
— Cuiabá Esporte Clube (@CuiabaEC) April 10, 2022
O Esporte Clube Juventude se solidariza com o @SantosFC e repudia a forma como o clube foi tratado. Não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito.
— E.C. Juventude (@ECJuventude) April 10, 2022
O Fortaleza Esporte Clube se solidariza com o @SantosFC e reforça o pedido de respeito, estendendo às demais instituições.
Prezando também pela liberdade de imprensa e entendendo a importância da reciprocidade, o Leão do Pici repudia o ocorrido.
— Fortaleza Esporte Clube ? (@FortalezaEC) April 10, 2022
O Fluminense se solidariza com o @SantosFC e repudia a forma debochada e irônica com a qual o jornalista Juca Kfouri referiu-se ao clube. O Santos é um dos clubes mais tradicionais do Brasil e não se pode confundir liberdade de expressão com desrespeito.
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 10, 2022
Confira a nota oficial divulgada pelo Santos:
“O Santos FC rechaça veementemente o texto publicado neste sábado (9) pelo senhor Juca Kfoury no portal UOL – Fluminense 0 x Ninguém FC 0, e exige um posicionamento formal do portal que abriga essa coluna, com retratação e pedido de desculpas, caso contrário fica determinado que os profissionais do UOL não serão mais atendidos pelo Clube, até que as devidas providências sejam tomadas.
O conteúdo é uma total falta de respeito com o Santos FC, que tem seu nome exaltado no Mundo inteiro, e não permitiremos que um texto como esse não tenha consequências.
Uma imprensa que se sujeita a fazer isso, não merece ser recebida pelo Santos FC.
O Santos FC merece respeito.
Andres Rueda, presidente do Santos FC”

