Home Futebol Clubes de Richarlison, Marcelo e mais: confira os 16 clubes que disputam um Brasileirão pela primeira vez

Clubes de Richarlison, Marcelo e mais: confira os 16 clubes que disputam um Brasileirão pela primeira vez

O Brasileirão Série D começa neste fim de semana e ao todo 16 novatos estão chegando na competição

Rubens Melo
Jornalista Esportivo colaborador do Torcedores.com. Paraibano, 26 anos. Apreciador de futebol - seja ele bem ou mal jogado, jogos eletrônicos e vários outros esportes.

Vai começar o Brasileirão Série D. Considerada a “última divisão” do futebol brasileiro, 64 clubes buscam as quatro vagas disponíveis na Série C em 2023. Desses, 16 clubes disputam pela primeira vez um Campeonato Brasileiro em sua história. Destaque para o Nova Venécia, clube do Espírito Santo apoiado por Richarlison; e o Azuriz, clube financiado pelo lateral-esquerdo do Real Madrid, Marcelo.

PUBLICIDADE

CONFIRA A LISTA DOS 16 NOVATOS DO BRASILEIRÃO SÉRIE D:

Norte:

Amazonas (Amazonas) e Humaitá (Acre);

PUBLICIDADE

Nordeste:

Fluminense (Piauí), Pacajus (Ceará), Crato (Ceará), São Paulo Crystal (Paraíba), CSE (Alagoas) e Lagarto (Sergipe);

Centro-Oeste: 

Ação (Mato Grosso), Grêmio Anápolis (Goiás) e Costa Rica (Mato Grosso do Sul);

PUBLICIDADE

Sudeste:

Pérolas Negras (Rio de Janeiro), Nova Venécia (Espírito Santo) e Pouso Alegre (Minas Gerais);

Sul:

Azuriz (Paraná) e Próspera (Santa Catarina).

PUBLICIDADE

NOVA VENÉCIA E RICHARLISON

Richarlison despontou para o futebol com a camisa do Fluminense, indo posteriormente para Premier League. Porém, seu primeiro clube foi o Nova Venécia, do Espírito Santo. Com influências da cidade de Venezia, da Itália, o clube se destacou também na Copa do Brasil deste ano. Sendo também sua primeira participação na história, o Nova Venécia avançou ao vencer o Ferroviário-CE por 2 a 1.  Na segunda fase, porém a equipe capixaba lutou bravamente, mas foi derrotado por 2 a 1 pelo Atlético-GO. Embalada pelos resultados, a equipe tenta no Brasileirão Série D conseguir colocar uma equipe do Espírito Santo na 3ª divisão nacional.

AZURIZ DE MARCELO

Outro destaque é o Azuriz, equipe adquirida pelo lateral do Real madrid, Marcelo. A equipe não só passou de fase na Copa do Brasil, como também passou pela 2ª fase e vai encarar o Bahia pela 3ª fase. Na estreia, vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo-SP. Já na segunda fase, nova vitória por 1 a 0, desta vez sobre o Mirassol. Pela primeira vez no Brasileirão Série D, a equipe deve brigar por uma das vagas ao acesso, já que manteve a base das outras competições.