Corinthians inicia campanha contra violência e fake news: #FutebolSemÓdio
Após recentes ameaças a jogadores do elenco e um suposto caso de racismo na Neo Química Arena, Corinthians irá fazer um apagão em todas suas redes sociais a partir de hoje (22)
Divulgação / Site oficial Corinthians
Nos últimos dias o mundo do futebol teve diversos episódios de violência contra dirigentes e jogadores, inclusive com ameaças de morte. E na manhã desta sexta-feira o Corinthians se posicionou, lançando a campanha #FutebolSemÓdio.
Conforme publicado nas redes sociais do Timão, a primeira ação do clube será um “apagão” na internet. Ela começou às 10h de hoje e irá durante até às 10h da próxima segunda-feira (25). Nenhuma postagem ou comunicação será feita neste intervalo.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJDcWR4R1RpWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O Corinthians deixa claro em nota oficial que essa medida visa medida visa a conscientizar a fiel torcida e a sociedade em geral a respeito do discurso de ódio, tornando o debate do futebol especialmente tóxico e chegando ao extremo do risco físico e trauma psicológico para os profissionais do esporte – atletas ou não – e suas famílias.
“Não podemos mais permanecer imóveis diante de um contexto que ameaça todos os clubes e jogadores. É preciso que a sociedade reflita sobre qual futebol quer para si, para suas famílias, para o presente e para o futuro”, afirma Duilio Monteiro Alves, presidente do Corinthians.
Confira o vídeo oficial do Corinthians sobre a campanha
#FutebolSemÓdio. pic.twitter.com/zwI4NBbAmu
— Corinthians (@Corinthians) April 22, 2022
Na nota oficial, o clube cita quem se beneficia financeiramente com a repercussão de fake news, seja nas redes sociais ou em parte da imprensa tradicional. A ‘lei do silêncio’ na internet será a primeira medida do Corinthians.
Em trecho da nota, o Corinthians cita que as ações irão envolver “todas as diretorias e todo o ecossistema do clube, de forma que imprensa, influenciadores, usuários e empresas de redes sociais também se engajem no necessário debate por um ambiente saudável para a prática, a vivência e a paixão pelo futebol profissional, dentro do espírito esportivo e democrático que guia o Corinthians desde sua fundação.
Casos recentes no Timão
Os problemas mais recentes envolvendo o Corinthians foram com os jogadores Cássio, Gil, Willian e Paulinho. Ameaças direcionadas a eles e seus familiares foram assunto nos últimos dias. Inclusive, foi até especulado um possível retorno do camisa 10 para o futebol europeu por vontade da sua família.
Outro problema foi sobre a equipe da Neo Química Arena ter sido acusada de racismo ao barrar entrada de dois menores no estádio. Porém, conforme informado pelo clube, ambos estavam desacompanhados de responsáveis e ainda com ingressos inválidos.
Impacto no clássico do Corinthians
A medida vai influenciar diretamente no dérbi contra o Palmeiras. O duelo acontecerá neste sábado (23), dentro do período de “apagão” citado pelo Corinthians. Dessa forma, o torcedor não terá nenhuma informação pelos canais oficiais da equipe.
Dessa forma, a lista de relacionados, escalação oficial e tempo real do jogo, por exemplo, não serão divulgados nas redes do clube.

