Maycon ficará no Corinthians em definitivo (Foto Press/Alamy Live News)
A chegada do novo diretor de futebol do Corinthians, Marcelo Paz, agitou alguns assuntos pendentes desde a saída de Fabinho Soldado. Uma das prioridades deixadas encaminhadas por Soldado era a contratação do volante Maycon, em definitivo, junto ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Nesta terça-feira, o clube se acertou com os ucranianos e agora tem um acordo verbal para um desfecho positivo.
O volante está emprestado ao Corinthians desde 2022 e, todo ano, tinha que sentar para discutir novos termos para seguir na equipe paulista. Paz se reuniu com os ucranianos e seguiu com as tratativas já avançadas pelo antigo diretor. Portanto, acertou novos termos e agora espera pelo contrato, que está sendo redigido.
A contratação foi um pedido pessoal do técnico Dorival Júnior, que tem no volante uma das peças fundamentais de seu esquema de jogo. Maycon, inclusive, é o capitão do time treinado pelo campeão da Copa do Brasil. Seu contrato de empréstimo terminava no dia 31 e o jogador já se via preocupado com a possibilidade de ter que retornar ao clube ucraniano.
Ao decidir ficar no Timão, Maycon pediu para fazer um contrato longo que lhe desse segurança — não somente a ele, mas também à família, que está adaptada à cidade de São Paulo. Vale destacar que Maycon chegou a ser especulado no Flamengo, a pedido do então técnico Tite, mas nem Corinthians nem Shakhtar autorizaram qualquer transferência.
Leia mais: Corinthians e Botafogo tentam fazer troca de jogadores; veja quem são eles
Mudança no tempo de contrato
Embora estivessem negociando um contrato mais longo, no fim das contas houve uma mudança. O novo vínculo terá duração até o fim de 2027, e não mais até 2028, como vinha sendo tratado inicialmente. A alteração, contudo, não foi problema para nenhuma das partes. Nesta negociação, os ucranianos aceitaram vender Maycon em definitivo, sem custos. No entanto, a equipe do Leste Europeu manteve 50% dos direitos do volante em caso de transferência futura.
Vale destacar também que o Timão ainda tem uma pendência com o Shakhtar de cerca de 1 milhão de euros — algo em torno de R$ 6,5 milhões. O clube ucraniano entrou com uma queixa na Fifa, que condenou a equipe paulista. No entanto, o Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Ainda não houve um desfecho nesta questão. Mesmo assim, os dois clubes resolveram deixar esse problema para ser resolvido à parte.
Maycon é formado na base do Corinthians e já entrou em campo em 248 oportunidades. São 18 gols com a camisa do clube paulista e cinco títulos: três Paulistas, um Brasileirão e uma Copa do Brasil.

