Todo mundo deve se lembrar do acidente trágico envolvendo o voo da Chapecoense que levava o time para disputar a final da Sul-Americana na Colômbia, em 2016. 71 pessoas acabaram mortas, entre jogadores, comissão técnica, dirigentes, funcionários do avião e jornalistas.
Muitas dúvidas surgiram após o acidente, sobre quem seriam os culpados e qual era a real situação daquele voo, que diziam estar com várias irregularidades.
O serviço de streaming, Discovery+, lançou uma minissérie documental em que abre a caixa-preta deste acidente, na busca de respostas sobre o desastre aéreo. A caixa-preta contém os diálogos na cabine. Normalmente a aeronave tem duas caixas-pretas, que podem apontar as causas da queda: uma delas registra os dados do voo e a outra, os diálogos na cabine.
A minissérie documental, que tem o nome de “Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia”, conta com depoimentos inéditos dos sobrevivente Alan Ruschel e Neto, e de familiares das vítimas, como Aline Machado, viúva do jogador Filipe Machado, e Girlene Rangel, viúva do jogador Bruno Rangel.
“Eu sempre fiquei atrás de respostas. Por que aconteceu? Quem são os culpados? Toda aquela comoção pública passou, mas a nossa dor maior, que é a dor da perda, a dor da injustiça, do esquecimento, essa é a que mata a gente”, desabafa Neto, um dos sobreviventes.
No primeiro episódio, o público é apresentado ao time da Chapecoense e o que eles estavam vivendo em 2016. Um time pequeno, do interior e que estava na final de uma competição continental, que era a Copa Sul-Americana.
“A Chapecoense se transformou na maior referência de Chapecó, o clube se transformou em uma história meio de Cinderela do futebol brasileiro e sul-americano”, pontua Alex Sabino, repórter esportivo da Folha de S.Paulo, um dos entrevistados do documentário, que em seguida, faz questionamentos em relação ao voo.
“Desde o início, ficou muito claro que a tragédia da Chapecoense não era um simples acidente aéreo, havia um lado obscuro e algumas perguntas básicas não eram respondidas: como uma empresa boliviana pequena, que ninguém nunca tinha ouvido falar, levou a Chapecoense para o jogo mais importante da sua história? Quem eram os donos de verdade da LaMia? E, finalmente, por que ninguém ainda foi punido pelo acidente?”, questiona Sabino.
O primeiro episódio de Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia está disponível para os assinantes do discovery+. Os demais episódios serão adicionados semanalmente à plataforma.

