O Flamengo vive um processo de reformulação que pode – e deve – atingir a ‘Geração 85’ do clube. Com isso, o trio de medalhões formado por o meia Diego Ribas, o goleiro Diego Alves e lateral-esquerdo Filipe Luís, todos com contrato somente até o fim de dezembro, segue como uma incógnita no clube rubro-negro. Segundo o jornal EXTRA, ainda não existe nenhuma movimentação por parte da diretoria por mais uma renovação, mas cada atleta tem planos próprios para o futuro.
De acordo com a publicação, Filipe Luís não pensa em se aposentar ao final da temporada, mesmo estando com 37 anos. O jogador se programa para atuar mais um ano, ou seja, até o final da temporada de 2023, antes de pendurar definitivamente as chuteiras para se dedicar ao futebol fora das quatro linhas. O experiente jogador com passagens por Atlético de Madri e seleção brasileira já está adiantado em cursos de formação de técnicos no Brasil e no exterior, até para poder obter licença para trabalhar na Europa futuramente.
O cenário do lateral é praticamente o mesmo de Diego Ribas, que já completou 37 anos em 2022 e ainda se vê em condições de atuar por mais tempo após o fim do vínculo atual com o Flamengo, principalmente no futebol brasileiro.
O camisa 10 rubro-negro também tem se graduado em cursos da CBF para se tornar treinador quando pendurar as chuteiras – segundo a publicação, embora sua permanência no clube carioca ainda seja uma incógnita, essa hipótese não está completamente descartada, mesmo que seja para algum tipo de estágio.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5V1NNQ1lRNCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Caso de Diego Alves no Flamengo:
A situação de Diego Alves é a mais complicada do trio de veteranos. O goleiro se tornou a terceira opção do elenco após a contratação de Santos, ex-Athletico Paranaense, e o crescimento de Hugo Souza como titular.
Nos bastidores, existe o temor por parte de dirigentes do Flamengo de que Diego Alves se movimente de forma semelhante ao que ocorreu em 2018, quando não aceitou a reserva e tentou sair de graça. Por outro lado, o técnico Paulo Sousa foi criticado por atletas a funcionários que entendem que Diego Alves e os outros dois membros da geração 85 merece um respeito maior.
Segundo o jornal EXTRA, o desgaste pelo tratamento dado pelo técnico Paulo Sousa faz os Diegos indicarem uma saída do Flamengo apenas no fim da temporada. Existe ainda a possibilidade de ofertas chegarem já no meio da temporada, mas nenhum dos dois indica a vontade de um acordo por enquanto.
O próprio Rubro-Negro afirma não ter sido diretamente procurado por outras equipes. Filipe Luís é o único do trio que ainda tem sido bem aproveitado no time titular, mas fisicamente está em queda, algo normal para um atleta de 36 anos.
Atitude de Diego Alves aumenta rumores sobre mudança para o São Paulo – https://t.co/SS6dZaNuBW pic.twitter.com/B2qnsII3j6
— Torcedores.com (@Torcedorescom) April 18, 2022

