Home Futebol Gol histórico de Rincón foi homenageado em ‘Encanto’, filme ganhador do Oscar

Gol histórico de Rincón foi homenageado em ‘Encanto’, filme ganhador do Oscar

Longa da Disney vencedor da categoria de Melhor Animação da última premiação relembrou o tento pela Colômbia na Copa do Mundo de 1990

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O ídolo do Corinthians Freddy Rincón foi homenageado em uma das cenas do filme “Encanto” (2021), da Disney, premiado no último Oscar. Ele morreu na noite de hoje (14) na Colômbia vítima de um acidente de trânsito envolvendo um ônibus e o carro em que estava na cidade de Cali, na segunda-feira.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJPVVp3TUNpcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

O longa ganhador da categoria de Melhor Animação na premiação se passa nas montanhas mágicas do país sul-americano, repletas de referências à cultura e ao passado colombiano. Em uma dessas alusões ao mundo real, é feita uma menção, ainda que breve, ao gol marcado pelo ex-jogador falecido na Copa do Mundo de 1990, na Itália.

PUBLICIDADE

A cena em questão é estabelecida no esconderijo de Bruno quando o temido personagem convida a protagonista Mirabel Madrigal a conhecer os seus aposentos. Nele, o tio rejeitado costumava passar as suas horas ociosas na companhia dos ratos de estimação e com poucas opções de entretenimento.

No corte rápido das cenas, é possível ver um quadro com um desenho futebolístico de um atleta da seleção da Colômbia fazendo um gol em cima da Alemanha Ocidental. O lance, recriado pelos animais de Bruno, aconteceu de verdade no Mundial há quase 32 anos, quando Rincón empatou o jogo em 1×1 nos acréscimos finais diante da grande favorita.

encanto filme rincon gol alemanha copa do mundo

Esse momento é lembrado pelos periodistas e aficionados do país sul-americanos como sendo um dos maiores da história do seu esporte. Os colombianos de Freddy, Higuita e Valderrama avançaram para o mata-mata da competição, mas caíram nas oitavas diante de Camarões do astro Roger Milla, autor de dois gols na vitória por 2×1.

PUBLICIDADE

Homenagens a Rincón

A morte de Rincón na noite de hoje (14) repercutiu entre os amigos, torcedores e ex-clubes do ídolo. Em comunicado, o Corinthians relembrou do seu “capitão no primeiro título mundial” ao se despedir. Já Vampeta, seu ex-companheiro no Timão, se lamentou dizendo que “no seu lugar, ficaram saudades eternas”.