Home Futebol Foi gol? Veja lance que causou polêmica no Brasileirão Série C

Foi gol? Veja lance que causou polêmica no Brasileirão Série C

Sem VAR, as polêmicas acabam sendo inevitáveis na Série C

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No Brasileirão Série C, não tem o árbitro de vídeo, popularmente conhecido como VAR. Com isso, as velhas discussões do ‘futebol raiz’ estão presentes, como a clássica discussão se a bola entrou ou não.

PUBLICIDADE

Na história do futebol, tivemos vários lances históricos com a discussão se a bola ultrapassou a linha ou não. Dos lances mais famosos, tivemos dois envolvendo Alemanha x Inglaterra. Primeiro, na final da Copa de 1966, onde a Inglaterra foi campeã com um gol irregular.

A partida estava 2 a 2 quando o inglês Geoff Hurst chutou, a bola bateu na linha e saiu. O bandeirinha Tofiq Bahramov validou o gol e a Inglaterra foi campeã. Em 1996, a Universidade de Oxford realizou estudos e concluiu que o lance não deveria ter sido confirmado pela arbitragem. O troco, porém, veio em 2010, quando as duas seleções se enfrentaram nas oitavas de final da Copa. O jogo estava 2 a 1 para a Alemanha, quando o inglês Frank Lampard marcou um gol, mas a arbitragem considerou que a bola não ultrapassou a linha. No replay, da pra ver claramente que a bola entrou. Foi inclusive, depois desse lance, que a FIFA se mobilizou para adotar a tecnologia no futebol.

PUBLICIDADE

No Brasileirão Série C, como o orçamento é baixo, não há tecnologia. Na partida de ontem (25), entre Mirassol e Paysandu, um lance polêmico aconteceu no final do jogo.

Aos 39 minutos do segundo tempo, o Mirassol cruzou a bola na área, o goleiro Thiago Coelho saiu mal e a bola sobrou para Negueba, que mandou para o gol, O zagueiro Genílson, do Paysandu, apareceu e, em cima da linha, cortou o lance com o joelho. A bola, no entanto, voltou para Kauan, do Mirassol, que finalizou e viu novamente o adversário bloquear. O juiz não deu o gol e o jogo terminou em 1 a 1.  No replay, as imagens de transmissão deixaram dúvidas sobre a posição da bola no momento do segundo chute. Afinal, entrou ou não entrou? Veja o lance abaixo.