O Corinthians venceu o Boca Juniors por 2 a 0, com 2 gols do volante Maycon, na noite de ontem (27), pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores, na Neo Química Arena, em São Paulo. No entanto, infelizmente, mais um trágico episódio de racismo aconteceu envolvendo torcedores argentinos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJNNWVoUVRrViIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ”]
O torcedor dos xeneizes fez gestos imitando um macaco para a torcida corintiana, e foi preso no intervalo do jogo, em Itaquera. Leonardo Ponzo, de 41 anos, ficou detido na última noite na Delegacia de Polícia de Repressão e Análise aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), mas na tarde de hoje (27), foi solto depois do valor de R$3 mil reais ser pago por sua fiança.
Foi esse gesto que motivou a detenção do torcedor do Boca Juniors. O argentino está detido na Arena e deve ser remanejado a outra delegacia. Ele pode ser enquadrado nos crimes de racismo ou injúria racial #trarenacor pic.twitter.com/gEBDWtK7ef
— Bruno Cassucci (@brunocassucci) April 27, 2022
Muitas pessoas ficaram sem entender por que o torcedor foi solto, já que, o crime de racismo é inafiançável, mas na ocasião, ele foi indiciado por injúria racial.
Durante o programa Jogo Aberto, o repórter Cappellanes ficou indignado com a postura da diretoria do time argentino: “É um absurdo o silêncio da diretoria do Boca. Estamos na hora do almoço do dia seguinte e não houve 1 comunicado nas redes sociais da equipe. Hoje, eles postaram apenas um vídeo do Riquelme, relembrando lances do ex-jogador”, desabafou.
Post no twitter da equipe:
#HistoriaXeneize | Un 27 de abril como hoy, de 2014, Juan Román Riquelme convertía su último gol con la camiseta de Boca, ante Arsenal por el Torneo Final en la Bombonera. Inolvidable.
⚽️💙💛💙 pic.twitter.com/8njZXD8T0r
— Boca Juniors (@BocaJrsOficial) April 27, 2022
Posicionamento da diretoria do Boca Juniors
Coincidência ou não, minutos depois do desabafo do jornalista, o perfil oficial do Boca Juniors divulgou a seguinte nota oficial, repudiando a atitude do torcedor:
”O Club Atlético Boca Juniors expressa seu repúdio absoluto aos gestos racistas e xenófobos de um torcedor em relação aos torcedores do Corinthians. Na próxima reunião do Conselho de Administração serão analisadas as medidas para implementar as eventuais sanções”, escreveu o clube argentino.
Não é a primeira vez
Na atual edição da competição continental, o Fortaleza sofreu com atitudes xenofóbicas vindas de torcedores do River Plate, na Argentina; tal comportamento foi repudiado apenas após a partida. Dessa vez, o torcedor foi detido com a partida em andamento.

