Home Futebol Jornalista corneta o PSG: “É o menino rico e mimado que só aceita o melhor brinquedo”

Jornalista corneta o PSG: “É o menino rico e mimado que só aceita o melhor brinquedo”

PSG sobra no Campeonato Francês, mas ainda decepciona na Champions

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.

No último sábado (23), o PSG empatou com o Lens e com quatro rodadas de antecedência, conquistou mais uma vez o Campeonato Francês, pra surpresa de ninguém. Nas últimas dez temporadas, o Paris Saint-Germain faturou oito títulos do Campeonato Francês, perdendo apenas em 2016/17 para o Mônaco de Mbappé. Antes disso, havia vencido apenas em 1985/86 e 1993/94. São dez conquistas ao todo, igualando o Saint-Ètienne como o maior vencedor do país e ultrapassando o Olympique de Marseille.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isso mostra uma superioridade na França que veio devido a superioridade de investimento feita pelo PSG nos últimos dez anos. Investimento tanto, que no ano passado, o clube contratou o melhor jogador do mundo, Lionel Messi, coisa que era inimaginável anos atrás. O poderoso ataque, formado por Messi, Neymar e Mbappé, é pelo menos no papel, o melhor ataque do mundo.

Porém, todo esse investimento tem um único objetivo: a conquista da Liga dos Campeões. Título que o clube ainda não tem e deixa claro que busca como obsessão. Neste ano, caiu nas oitavas de final, para o Real Madrid, em um ‘apagão’ da equipe, levando 3 gols em 20 minutos. Na temporada 2019/20, o clube francês chegou perto do objetivo, perdendo a final para o Bayern, por 1 a 0.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O jornalista André Rocha, em seu blog na UOL, criticou o projeto do PSG e principalmente como eles tratam o Campeonato Francês, até com um certo desprezo, já que é um torneio menor que a Liga dos Campeões, o grande objetivo do clube.

“A Ligue 1 nunca bastou, e foi comemorada de forma até constrangida, com vaias gerais e, em protesto, a maior torcida organizada comemorando fora do estádio, longe dos jogadores e sem clima para volta olímpica ou qualquer celebração. Talvez por perceber que há mais marketing e ambição desmedida que esporte em tudo que cerca o clube”, declarou Rocha, que emendou comentando sobre a troca de técnicos, mesmo vencendo o campeonato nacional.

“Assim como Unai Emery e Thomas Tuchel, Mauricio Pochettino é mais um bom treinador queimado na fogueira de vaidades. Vejamos qual será o próximo contratado a peso de ouro e com uma única missão: vencer a maior competição de clubes do planeta”. Em seguida, o jornalista volta a criticar a postura do clube e seu projeto.

PUBLICIDADE

“O PSG é o menino rico e mimado que só aceita o melhor brinquedo. Não é assim que funciona e as chances de sucesso ficam atreladas às aleatoriedades do futebol. Pode ser ano que vem, ou nunca. Porque não há uma construção com solidez na base para alcançar o topo do mundo.” Em seguida, Rocha finaliza comentando sobre Neymar.

PUBLICIDADE

“O único feito histórico é a maior contratação de todos os tempos, de Neymar há quase seis anos. O mesmo que agora é odiado por boa parte da torcida e “ameaça” cumprir os três anos de contrato que faltam. O símbolo de uma ideia equivocada na essência. Que celebra taças com sorrisos amarelos. Tudo muito triste.”

O PSG pode passar por reformulações para a próxima temporada. É provável que Mbappé deixe a equipe. Já Messi e Neymar, seguem com o futuro incerto e uma saída de um deles não está descartada.

Better Collective