Home Futebol Líder em assistências no Monaco, Caio Henrique encanta na Europa e sonha com seleção: “Futebol é oportunidade e nunca sabemos”

Líder em assistências no Monaco, Caio Henrique encanta na Europa e sonha com seleção: “Futebol é oportunidade e nunca sabemos”

Conversamos com o brasileiro destaque na Ligue 1

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Quando falamos dos brasileiros na Ligue 1, logo pensamos em nomes como Neymar, Lucas Paquetá e Marquinhos. No entanto, outro nome vem ganhando bastante destaque na primeira divisão do futebol francês. Trata-se do lateral-esquerdo Caio Henrique, que atualmente defende o Monaco e concedeu algumas palavras ao Torcedores.com.

PUBLICIDADE

Primeiramente, no pequeno país independente, o brasileiro já atuou em várias funções ao longo da temporada. Desde lateral-esquerdo, ala, volante até meia de ligação. Tal versatilidade e bom desempenho em tantos papeis táticos encantou não só os torcedores do Monaco, mas também o novo treinador Philippe Clement.

Sobre o sucesso no futebol francês, Caio Henrique admitiu que a passagem na Espanha ajudou na sua adaptação

PUBLICIDADE

“Vivi dois anos e meio na Espanha no Atlético de Madrid, isso me ajudou muito na minha volta a Europa, eu já sabia o que encontraria na questão de adaptação a língua e etc”, disse o jogador.

Apesar da equipe não ter brigado diretamente contra o PSG, ainda conseguiu bons jogos, inclusive, batendo o campeão por um sonoro 3×0. Ao mesmo tempo, com 59 pontos e na quarta colocação, ainda sonha com uma volta a Champions League depois de quatro temporadas. Enquanto na Liga Europa 21/22, realizou uma boa campanha em um dos grupos mais difíceis da competição.

Importância brasileira

Muito dessa “reviravolta” do clube passa nos pés do brasileiro que assumiu até a bola parada na equipe, ao lado do compatriota e também destaque Vanderson. Em suma, a dupla de laterais do Brasil tem atraído olhares do velho continente. Nesse meio tempo, Caio Henrique marcou um golaço de falta, contra o Troyes. Em seguida, o seu companheiro, acabou figurando na seleção da rodada na última semana.

Mesmo atuando mais como um lateral-esquerdo, Caio Henrique mostra ainda ter uma tendência de quando começou sua carreira profissional como um criador, no Atlético de Madrid. São incríveis 12 assistências na temporada, liderando também em grandes chances criadas pelo Monaco na Ligue 1 (12). Em todas as estatísticas de criação, o jogador figura pelo menos no top-3.

PUBLICIDADE

“Joguei por muito tempo no meio campo…, mas hoje me sinto muito à vontade na lateral, e acho importante saber desempenhar outras funções dentro de campo, se tiver que jogar no meio também não tenho problemas”.

Por outro lado, no setor defensivo a história não é diferente. Com 1.5 desarmes por jogo, o lateral ganha força também nas disputas x1. Para efeito de comparação, no duelo de qualificação da Champions League, contra o Shakhtar Donetsk, o jogador venceu todas as disputas aéreas, somou dois desarmes, três cortes e ainda deu uma assistência. Com uma ressalva importante, o brasileiro atuou por 117 minutos, devido a prorrogação.

Europa de olho

Com passagem pela base do Santos, Caio Henrique acabou sendo lançado profissionalmente no Atlético de Madrid, ainda como um meio-campista. Durante três anos na Espanha, adquiriu o direito de cidadão espanhol e vem sendo cogitado para defender a La Fúria, algo similar a naturalização do atacante Diego Costa.

Quando perguntado sobre a Copa do Mundo no Catar e o sonho de atuar na seleção brasileira, o lateral-esquerdo foi realista. Em contrapartida, não descartou defender o Brasil, futuramente.

PUBLICIDADE

“Temos que ser realistas, faltando tão pouco pra Copa sabemos que é difícil, mas tento me concentrar no meu clube e estar sempre preparado, futebol é oportunidade e nunca sabemos… E sim, acho que todos sonham em vestir a camisa da seleção principal”, afirmou.

Futuro

Próximo do fim da temporada europeia e atravessando uma grande fase, Caio Henrique garantiu que está focado no Monaco para o próximo ano.

“Fico contente em poder ajudar a equipe com as assistências. Estou bem tranquilo e muito feliz no Monaco, nesse momento minha cabeça está totalmente concentrada aqui”.

Após se destacar no Fluminense e negociado posteriormente do Grêmio ao Monaco, o brasileiro que tinha um valor de mercado na casa dos 5 milhões de euros mais que triplicou os números, chegando a 18 milhões de euros (R$ 93 milhões). Os dados pertencem ao Transfermarkt, site especializado em transferências.