Home Futebol Liverpool supera Manchester City e avança à decisão da FA Cup

Liverpool supera Manchester City e avança à decisão da FA Cup

Liverpool aproveitou-se da melhor qualidade técnica na escalação no primeiro tempo e conseguiu resistir ao Manchester City na etapa complementar

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
FA CUP 2021/22 – SEMIFINAL
Manchester CityMANCHESTER CITY2-3➤ LIVERPOOLLiverpool

No primeiro duelo das semifinais da Copa da Inglaterra (FA Cup), o Liverpool venceu o Manchester City por 3 a 2 no Wembley neste sábado (16) e agora espera o vencedor do confronto entre Chelsea e Crystal Palace.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em relação à equipe titular que duelou contra o Atlético de Madrid no meio de semana, o técnico Pep Guardiola fez sete mudanças na escalação com Ake, Zinchenko, Fernandinho, Grealish, Jesus e Sterling sendo acionados. Kyle Walker ficou de fora devido à lesão e De Bruyne foi descansar, assim como Gundogan, Rodri, Laporte e Mahrez.

Do outro lado, Jurgen Klopp também fez sete mudanças, mas as entradas foram de titulares pois o Liverpool atuou com equipe mista no empate diante do Benfica. Alexander-Arnold, Van Dijk, Robertson, Fabinho, Thiago, Salah e Mane voltaram à escalação titular nos lugares de Gomez, Matip, Henderson, Milner, Firmino e Diogo Jota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quando a bola rolou, os Reds conseguiram exercer sua pressão em cima dos Citzens e o placar foi rapidamente aberto. Em cobrança de escanteio, Konate fez o movimento e testou firme em cima do goleiro Steffen no cruzamento preciso de Robertson.

O City estava com problemas de encontrar seu ritmo dentro do jogo e o Liverpool aproveitou para rapidamente ampliar em uma falha incrível do reserva de Ederson. O goleiro Steffen não dominou a bola ao receber passe de Stones e Mane conseguiu tomar do goleiro adversário dentro da área para finalizar.

Mesmo obtendo mais posse de bola depois de desvantagem dupla, o Manchester City não conseguia manter a pressão no terço final do campo e desperdiçou grande chance na inversão de Cancelo buscando Sterling, vendo a bola sair do outro lado.

PUBLICIDADE

E antes do intervalo, Sadio Mané fez questão de acertar o canto esquerdo de Steffen em voleio preciso para deixar o placar em 3 a 0 a favor do Liverpool numa excelente jogada coletiva onde Robertson foi bloqueado e acionou Thiago na tabelinha com Salah antes da inversão decisiva.

PUBLICIDADE

As duas equipes voltaram com as mesmas escalações, mas o Manchester City conseguiu o que precisava: marcar um gol logo no início para criar uma pressão. Logo com 2′, Robertson teve passe interceptado e Fernandinho rolou na direita. A bola passou por Van DIjk e Gabriel Jesus cortou para dentro para deixar Fabinho “na saudade” e escorar para Grealish, vencendo o goleiro Alisson.

Na sequência, Sterling rolou na medida para Gabriel Jesus na infiltração nas costas de Van Dijk, mas Alisson conseguiu defender firmemente na primeira trave.

Aos 25′ foi a vez de Silva levantar bola na defesa dos Liverpool com espaço aberto para Gabriel Jesus ter sua segunda grande chance no duelo 1v1 com liberdade na área, mas Alisson esticou a perna e fez grande defesa.

Logo na sequência, os Reds responderam com Diaz aproveitando bola levantada de Robertson e Zinchenko conseguiu impedir a finalização parcialmente, mas Salah aproveitou e bateu com pouca distância.

PUBLICIDADE

A reta final parecia tranquila pois nenhuma finalização estava sendo mais concretizada pela equipe de Pep Guardiola, só que Bernardo Silva marcou um importante gol nos acréscimos chegando com liberdade pela esquerda no passe de Mahrez.

A pressão nos acréscimos foi incrível do Manchester City e Fernandinho teve a chance da vitória em bola sobrada dentro da área após corte ruim de Van Dijk, mas o voleio foi para fora com desvio. Em novo escanteio, Sterling recebeu a sobra de fora da área e bateu firme, parando no goleiro Alisson.

Antes do apito final, os Reds tiveram dois contra-ataques e Roberto Firmino teve chance de ouro para deixar sua marca mas Steffen fez grande defesa e evitou o gol. Só que não foi o suficiente e o Liverpool avançou na FA Cup diante do Manchester City.

 

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
MANCHESTER CITY 2-3 LIVERPOOL

Data: 16/04/2022, 11:30
Estádio: Wembley

Gols: 1T 9′ Konaté (LIV); 1T 17′ Mané (LIV); 1T 45′ Mané (LIV); 2T 2′ Grealish (MCI); 2T 45′ B.Silva (MCI)

Substituições – Manchester City: R.Mahrez (G.Jesus)

PUBLICIDADE

Substituições – Liverpool: Henderson (Keita); Diogo Jota (Mané); R.Firmino (L.Díaz); C.Jones (T.Alcântara)

Manchester City (4-3-3): Zack Steffen; Joao Cancelo, John Stones, Nathan Ake, Oleksandr Zinchenko; Bernardo Silva, Fernandinho, Jack Grealish; Phil Foden, Gabriel Jesus, Raheem Sterling.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Trent Alexander-Arnold, Ibrahima Konate, Virgil van Dijk, Andy Robertson; Naby Keita, Fabinho, Thiago Alcantara; Mohamed Salah, Luis Diaz, Sadio Mane.

Better Collective