A temporada 2021-22 foi dominada por três “Bigs” estrangeiros. Na corrida para MVP, realizada pela própria NBA, o sérvio Nikola Jokic lidera a lista seguido pelo grego Giannis Antetokounmpo e, fechando o pódio, temos o camaronês Joel Embiid.
Ambos estão atuando em altíssimo nível e protagonizam uma das disputas mais equilibradas da história da premiação. Por conta disso, nós do Torcedores traremos um breve resumo dos números de cada jogador.
3- Joel Embiid (Philadelphia 76ers)
- Médias: 30.4 pontos, 11.6 rebotes, 4.2 assistências, 1.1 roubos de bola, 1.5 tocos e 49,6% de aproveitamento nos arremessos.
Joel Embiid faz, sem sombra de dúvidas, a melhor temporada de sua carreira. O pivô do Philadelphia 76ers é o atual cestinha da temporada. E apesar da conturbada saída de Ben Simmons, o time é dono da quarta melhor campanha da Conferência Leste.
Entretanto, o prêmio só não está nas mãos do camaronês pois ele tem forte concorrência. Além disso, Embiid é o único jogador do Top 3 que atua ao lado de uma superestrela, James Harden. Essas circunstâncias podem atrapalhar a tão sonhada conquista do pivô.
2- Giannis Antetokoumpo (Milwaukee Bucks)
- Médias: 29.9 pontos, 11.6 rebotes, 5.8 assistências, 1.0 roubo de bola, 1.4 tocos e 55,4% de aproveitamento nos arremessos.
De fato, Giannis Antetokounmpo tem em Khris Middleton e Jrue Holiday peças fundamentais para seu jogo. No entanto, isso não impede o ala de ser um dos grandes destaques individuais da liga. O craque do Milwaukee Bucks já venceu duas vezes o prêmio de MVP e também é o atual MVP das Finais.
Novamente, o grego faz uma temporada excepcional. Além de brigar pelo seu terceiro MVP, ele também é um forte candidato a conquistar seu segundo troféu de Defensor do Ano. Seu desempenho vem sendo determinante para a sólida campanha do Bucks, que está em terceiro lugar no Leste e surge como um contender ao título da NBA.
1- Nikola Jokic (Denver Nuggets)
- Médias: 27.0 pontos, 13.7 rebotes, 7.9 assistências, 1.4 roubos de bola, 0.8 tocos e 58,1% de aproveitamento nos arremessos.
O sérvio Nikola Jokic chega novamente como favorito ao MVP, com ligeira vantagem. O pivô do Denver Nuggets venceu o prêmio na temporada passada e está com números impressionantes para sua posição. Apesar do Nuggets ocupar a sexta colocação na Conferência Oeste, é importante destacar que Jokic é o único All-Star da equipe.
Sem o seu fiel escudeiro Jamal Murray, que se recupera de uma ruptura no joelho, o sérvio lidera a equipe nas principais estatísticas. Nenhum outro jogador na liga tem o mesmo impacto. Devido a esses fatores, Jokic desponta como o grande postulante ao prêmio.
Leia mais:
Joel Embiid não esconde vontade de ganhar prêmios individuais: “Todos nós temos egos”
NBA divulga calendário para a rodada final da temporada regular

